Gastronomia

Chácara do Forte e Comtur representados na celebração do Dia da Gastronomia Regional

Por Anamaria Bessil Pires
03/07/2014 15:16
 

O casal Erni e Rita com o governador e Jussara Dutra (Foto: Divulgação)

A celebração do Dia da Gastronomia Regional e dos Produtos Regionais foi encerrada na quarta-feira, dia 2, com um coquetel de confraternização promovido pelo Grupo de Trabalho de Gastronomia do Governo do Estado.

Aproximadamente 400 pessoas ligadas ao setor de alimentação e bebidas, entre produtores, comerciantes, agricultores familiares, representantes de universidades e autoridades federais, estaduais e municipais, reuniram-se no Palácio Piratini. Instituído em 2012, o grupo promove a culinária gaúcha e chama atenção para os produtos do Rio Grande do Sul.

Caçapava do Sul foi representada no evento por diretores da empresa Tecnoplanta, indústria do azeite de oliva Prosperato, e Erni Santos Rocha e Rita Freitas Rocha, da Chácara do Forte. O casal também representou o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

"Queremos celebrar com o segmento um trabalho de três anos, que buscou intensamente identificar e divulgar as origens das diferentes práticas alimentares do RS, suas influências na culinária gaúcha e contribuição para uma alimentação saudável e sustentável, sempre respeitando a cultura alimentar de cada região do Estado", afirmou a coordenadora do grupo de trabalho, Jussara Dutra. Segundo ela, o debate sobre o tema aproximou o segmento. "Promovemos diversas ações com resultados altamente positivos".

Pesquisa em Culinária Regional
O coquetel também serviu para a apresentação do resultado do empenho de mais de três anos do grupo, a Pesquisa em Culinária Regional. O estudou analisou práticas alimentares que contribuíram para a formação da identidade do setor no Rio Grande do Sul.

Desde o início da pesquisa já foram visitados 82 municípios, entre eles, Caçapava do Sul, por duas vezes. O trabalho é realizado por quatro equipes de pesquisadores. A pesquisa resultou na construção da cartografia da gastronomia riograndense.

Grupo de Trabalho de Gastronomia
Criado em dezembro de 2011 para valorizar e integrar a diversidade cultural do Estado, o Grupo de Trabalho de Gastronomia reúne uma grande rede institucional de pesquisa gastronômica.

Além de resgatar receitas tradicionais, divulga as características das etnias regionais inseridas na culinária gaúcha, como a influência das imigrações italiana, alemã, indígena, portuguesa e espanhola. Tem como objetivo pesquisar a cultura alimentar, através do resgate de receitas emblemáticas do Estado, contextualizando-as e buscando suas origens, além de contribuir para a valorização da produção local, em especial produtos da agropecuária familiar e de agroindústrias das diferentes regiões do Estado. Busca também incentivar seu uso na gastronomia, como forma de geração de renda e elemento de desenvolvimento regional.

O grupo é formado por representantes de 64 entidades entre faculdades ligadas aos cursos de Gastronomia, Turismo, Nutrição e Hotelaria, secretarias de Estado, representantes de instituições, sindicatos e associações ligadas aos setores de alimentação e bebidas, além da participação de profissionais da área, como chefs e cozinheiros.

NOTÍCIA RELACIONADA
1ª Expedição Gastronômica pelo RS começa por Caçapava do Sul


Por Anamaria Bessil Pires

Farrapo




Topo