Caçapava do Sul

Manchetes Gazeta, edição de sexta-feira, dia 25 de maio

23/05/2012 20:30
 

(Foto: Gazeta de Caçapava)

 

IPHAE
Não faz e não deixa fazer

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (IPHAE) não tem nenhum projeto prevendo a conservação ou reforma dos prédios históricos de Caçapava. Nem de iniciativa do Estado, nem do município.

A informação é dos vereadores Ilson Tondo (PP), Rosilda Freitas (PMDB) e Toninho do PT, que na segunda-freira, 21, foram a Porto Alegre para uma reunião com o diretor do Instituto, Eduardo Hahn. Os vereadores ficaram surpresos com a noticia, já que a Prefeitura pagou mais de R$ 100 mil a uma arquiteta para elaboração de projetos.

Enquanto isso, o centro histórico de Caçapava é hoje um conjunto de escombros. Por determinação do IPHAE, na área nenhum prédio novo com mais de 6 metros de altura pode ser erguido. Por essa razão, recentemente o Instituto barrou a construção do novo edifício da CPRM na rua Borges de Medeiros esquina com a Lúcio Jaime, um investimento de R$ 3 milhões e de relevância nacional para a geociência. Mas os prédios históricos, que deveriam ser protegidos – com a Casa dos Ministérios, a casa de Borges de Medeiros e o Centro de Cultura (reduto dos farroupilhas) – estão caindo.

ENTREVISTA
Como está o jovem que foi esfaqueado a caminho da escola

UNIPAMPA
Professores estão em greve desde o dia 17

EDUCAÇÃO
Urcamp comemora 26 anos em Caçapava

 

Gazeta de Caçapava