Caçapava do Sul - Especial

Grupo DB completa 100 anos

Empresa caçapavana detém atualmente 70% do mercado gaúcho de cal e 30% do mercado de calcário

Por Eduardo Schneider
06/04/2018 11:21
 

Selo comemorativo dos 100 anos do Grupo DB

O Grupo DB completa um século de existência nesta sexta-feira, dia 6. Fundada em 1918, a empresa é uma das pioneiras na produção de cal para construção e calcário agrícola. Escrita de geração em geração, a história da DB também é marcada pela relevância na economia de Caçapava do Sul e do Estado.

Hoje, o Grupo DB oferece mais de 1.500 empregos diretos e indiretos, e investe em novas tecnologias e qualificação de seus colaboradores. Além disso, detém 70% do mercado gaúcho de cal e 30% do mercado de calcário.


História

Tudo começou com Dagoberto Fontoura de Barcellos que adquiriu no final de 1917, uma gleba de terras em Caçapava, com área de 823 hectares, contendo em seu solo, ricas jazidas de pedra calcária. Em abril de 1918, iniciou a exploração das jazidas, sob a forma de empresa individual.

Em 1952, Dagoberto constituiu uma organização empresarial em nome coletivo, sob a razão social de Dagoberto F. de Barcellos & Cia. Ltda tendo por finalidade agilizar a mineração e industrialização da pedra calcária e cal virgem.
Motivada pela necessidade do uso de corretivos que o solo passou a exigir, a empresa diversifica sua produção, e em 1958 ampliou suas instalações industriais e monta o primeiro sistema de moagem de calcário.

Em 1977, começou a implantação da fábrica de cal virgem e hidratada, para atender as exigências da indústria da construção civil. Em 1982, passa a inovar todo o processo produtivo com a instalação de britadores primários de maior eficiência e capacidade, construção de silo graneleiro para estocagem de calcário com capacidade de 22.500 toneladas e montagem de fornos para a queima da cal com capacidade de produzir diariamente 120 toneladas.

Na década de 1990, atendendo a necessidade das grandes construtoras, passou a produzir argamassa industrializada e implantou o programa 5S, Adesão ao PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade) e Diploma Qualidade RS (PGQP).

Nos anos 2000, a DB recebeu o Prêmio Qualidade RS/2002 – Medalha de Bronze (PGQP) e a Certificação ISO 9001. Já, nos últimos anos, implantou o Sistema de Gestão Integrada que contempla a ISO 9001, ISSO 14001 e a OHSAS 18001. Também inaugurou uma fábrica de fertilizantes.


As gerações


Fundador: Dagoberto Fontoura de Barcellos

Segunda geração: João Ernesto Rothfuchs de Barcellos, Dagoberto Fontoura de Barcellos Filho, Gilberto Rothfuchs de Barcellos e Vera Maria Rothfuchs de Barcellos.

Terceira geração: Oldair Nascimento de Barcellos, atual Diretor Administrativo Financeiro, Dagoberto Barcellos Neto e Carlos André Barcellos, Superintendente de Operações.

Quarta geração: Em 2017, a quarta geração inicia as atividades na empresa através de treinamento e acompanhamento do Instituto Sucessor, especialista em processos de sucessão em empresas familiares. Participam: Lucas Barcellos, Raí Barcellos, Jordano Barcellos, Matheus Nunes e Mateus Britto.


Selo comemorativo

O selo comemorativo dos 100 anos foi lançado ainda em 2017 com o intuito de criar uma identidade própria para esse marco histórico na trajetória da empresa. O selo circulará durante todo o ano nos produtos, anúncios publicitários, materiais gráficos, digitais e canais de comunicação da DB. 


Por Eduardo Schneider

Farrapo






Topo