Brasil - Fim do horário de verão

Relógios devem ser atrasados em uma hora à 0h de domingo, 17

15/02/2019 15:42
 

Foto: Reprodução

Chega ao fim neste sábado, 16, o horário de verão. A alteração vale para 10 Estados, contando Rio Grande do Sul e Distrito Federal. Nestes locais, os relógios devem ser atrasados em uma hora à 0h de domingo.

Este período de horário de verão foi menor do que o anterior, porque seu início se deu mais tarde do que ocorria normalmente. Em dezembro de 2017, o então presidente Michel Temer assinou um decreto que reduziu sua duração, a pedido do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desta forma, o início não mais ocorreria entre o primeiro e o segundo turno da eleição.

O governo cogitou ainda que a data fosse novamente adiada para 18 de novembro para não interferir a realização do Enem, mas acabou mantendo o começo em 4 de novembro.

O horário de verão foi criado no Brasil em 1931 durante o governo de Getúlio Vargas, mas suspenso por decreto várias vezes - os mais longos períodos sem horário de verão foram de 1933 a 1949, e de 1968 a 1985.

O governo Temer chegou cogitar acabar por completo com essa medida, após um estudo do Ministério de Minas e Energia apontar queda na efetividade da iniciativa na economia de energia. O ministério explicou que o perfil do consumo de eletricidade não estava mais ligado diretamente ao horário e sim à temperatura, com os picos de uso de energia passando do início da noite para o começo da tarde, período mais quente do dia.

Farrapo