CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
  Caçapava do Sul

Documentos raros são encontrados no Arquivo Histórico Municipal

Por Eduardo Schneider
25/04/2019 14:26
 

Exemplares dos jornais O Cinema e O Espeto (Foto: Eduardo Schneider/Farrapo)

Jornais, revistas, cartas e certidões estão entre os documentos raros encontrados no Arquivo Histórico Municipal Nicolau da Silveira Abrão. O que permite as descobertas é o trabalho de organização que vem sendo realizado no local, desde janeiro deste ano.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, João Timótheo Machado, trata-se de um trabalho minucioso, com utilização de luvas, máscaras e outros cuidados imprescindíveis para a preservação do material. A ação, que surgiu da necessidade de organizar e atualizar o Arquivo Histórico, vem sendo desenvolvida pelo servidor público Heron Freitas.

O primeiro passo consiste na prospecção dos documentos. Depois, o material é separado por datas e tipologia. Por fim, é colocado em envelopes e cadastrado no sistema.

Graças a esta iniciativa, já foram encontrados jornais como o Caçapavano, de 1908; O Cinema, de 1912 e o Espeto, de 1933. Periódicos mais contemporâneos integram a lista de preciosidades, como os diversos exemplares da Folha do Sul; O Município; O Estado; A Notícia; O Regional e Boletim Oficial do Município – BOM.

Notícias que marcaram o século passado também estampam as capas de diversos exemplares das revistas Manchete, Cruzeiro e, Fatos e Fotos. Em nível local, os registros de assuntos diversos podem ser encontrados nos exemplares da Revista Sentinela.

Conforme, o servidor público Heron Freitas, a maioria dos documentos encontrados foram doados pela família do ex-funcionário público Rodolino Garcia. O acervo inclui fotografias e mapas que retratam a história do município.

O secretário de Cultura e Turismo afirma que o próximo passo do projeto é firmar um convênio com a Unipampa para a digitalização dos documentos e possivelmente disponibilizar diversas informações via internet. Salienta que nesta etapa, as pesquisas ainda não estão abertas ao público e que isto deverá acontecer, somente a partir do segundo semestre deste ano.

O Arquivo Histórico Municipal funciona no Centro Municipal de Cultura, na rua 15 de Novembro. Fica aberto de segundas a sextas, das 9h às 15 horas. Possui um rico acervo de documentos, entre eles, exemplares do Jornal O Povo, periódico que circulou durante da Revolução Farroupilha entre 1838 a 1840.


Por Eduardo Schneider

Farrapo