Caçapava do Sul

Manifestação contra a reforma da Previdência teve bloqueio parcial na rua 15 de Novembro

Por Eduardo Schneider
14/06/2019 12:00
 

Foto: Eduardo Schneider/Farrapo

A manhã desta sexta-feira, 14, foi marcada por protestos contra a reforma da Previdência em diversas cidades do país. Em Caçapava do Sul, manifestantes bloquearam parcialmente a rua 15 de Novembro e distribuíram panfletos com informações sobre dívida pública, aposentadoria e privatizações.

Os bloqueios começaram por volta das 11 horas. Os manifestantes interrompiam o trânsito por alguns minutos, distribuíam os panfletos aos motoristas e depois liberavam o fluxo. O grupo era formado em grande parte por estudantes, professores e representantes de sindicatos.

Os protestos contra a reforma da Previdência também envolveram bloqueios em rodovias federais. Na BR 290, houve interrupção em Eldorado do Sul e em Nova Santa Rita.


Panfletagem

Em um dos panfletos, há perguntas e respostas sobre a reforma. Em uma delas, a resposta nega que a Previdência esteja quebrada, pois o argumento é de que ela integra o sistema da Seguridade Social, que engloba Previdência, Assistência Social e Saúde, e ao somar os recursos do sistema é possível pagar aposentadorias justas.

Também traz a questão de que não poderá se aposentar unicamente por tempo de contribuição, já que a idade mínima para o trabalhador urbano se aposentar é de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres, segundo consta no panfleto.


Novo relatório

Na quinta-feira, 13, foi apresentado um novo relatório da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara dos Deputados. O relatório começará a ser debatido na próxima terça-feira (18). A data de votação na comissão ainda não está definida.

O novo relatório tem diversas mudanças em relação à proposta original enviada pela equipe econômica do governo no fim de fevereiro. As alterações reduziriam a economia para R$ 913,4 bilhões até 2029. Para saber mais, clique aqui.


Foto: Eduardo Schneider/Farrapo


Por Eduardo Schneider

Farrapo




Topo