Opinião

Por que as pessoas não ligam o farol durante o dia?

09/12/2019 15:48
 

Foto: Reprodução

Tenho visto muita gente com a luz baixa desligada nas rodovias estaduais e federais.

Seria distração? Alguns talvez, outros não, pois até a ligarem as luzes de estacionamento (também chamado de sinaleira), talvez pensem em enganar a polícia ou a sorte, mas também pode ser mesquinharia, economizar em segurança. Tem os bonitinhos, que acendem os faróis de neblina (faroletes), pensando exibir este item como se fosse uma ostentação ou carro alegórico quando coloridos. Na verdade como o nome diz, é para ser usado apenas em caso de neblina, a fim de iluminar o acostamento e laterais da pista. Durante o dia, não tem a mesma eficiência que o farol baixo. Durante a noite, se você quiser testar, verá que ligar o farol de neblina reduz sua visão para longe, tanto na luz alta como na baixa, pois ilumina perto e seus olhos se adaptam para o perto e não para o longe. Em dias de chuva, refletindo na pista molhada, piora a visão de quem vem de frente, aumentando as chances de acidente contra você.

Já os corretos sabem que a principal finalidade da luz baixa durante o dia é para ser notado por quem vem de frente. Manter os faróis ligados durante o dia torna mais difícil que você se envolva em algum acidente pelo fato de ficar mais “visível” pelos outros. Você pode até duvidar do que estou dizendo, mas comece a prestar atenção nos carros que vem de frente, quando algum vem com o farol apagado, com sinaleira ou apenas faroletes. Sempre dou sinal de luz quando encontro alguém distraído, mas tem-se que cuidar para não ficar dando sinal de luz atrás de alguém.

Alguns carros mais novos veem de fábrica com DRL (Daytime Running Light ou Luz de Rodagem Diurna), mas não confunda com as luzes de posição, que geralmente são usadas para realçar o design dos carros. Pesquise se seu veículo realmente possui DLR ou não, mas entre discutir com o policial se é ou não, verifique se a luz emitida é forte o suficiente para ser identificada de longe, observe outros veículos e lembre-se usar o farol baixo de dia é para segurança de sua família.

Por fim, deixo uma dica simples para lembrar que é: sempre que colocar o cinto de segurança confira se a luz baixa está ligada e usar farol baixo na cidade não é proibido.

Por Eugênio Mônego - Caco

Farrapo




Topo