Clima

Estação meteorológica atualiza dados de hora em hora

06/03/2012 18:02
 

Estação está instalada no Aeroporto Municipal (Foto: Divulgação)

Há cerca de seis anos foi implantada em Caçapava do Sul uma estação meteorológica automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Aeroporto Municipal. A informação é da Assessoria de Imprensa da Prefeitura.

A unidade registra diariamente as condições climatológicas através de vários sensores isolados que registram continuamente os parâmetros meteorológicos como pressão atmosférica, temperatura e umidade relativa do ar, precipitação, radiação solar, direção e velocidade dos ventos.

O último registro que foi notícia no país aconteceu no dia 29 de fevereiro, quando foi verificada a rajada de vento marcou 104 Km/h e precipitação de chuva de 25,8mm. Segundo a coordenação de Defesa Civil do Município (COMDEC), no site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é possível fazer o acompanhamento dos registros até 90 dias.

O acesso é livre e existe a possibilidade de fazer um cadastro para receber a previsão do tempo por email. A estação em Caçapava do Sul faz parte de rede de estações meteorológicas, que transmite via satélite, informações à central em Porto Alegre. Na estação os valores medidos minuto a minuto e são transmitidos automaticamente a cada hora.

Para acessar a estação da rede do Inmet é necessário entrar no site www.inmet.gov.br, clicar no menu Observações e em seguida escolher a opção Estações automáticas, selecionar o local desejado para saber as condições de temperatura, ventos, precipitação.

“Também há outras informações úteis que também servem para o planejamento de uma propriedade rural, por exemplo, ou ainda para consultas da imprensa local” comentou o coordenador da Defesa Civil João Sérgio Machado.

Farrapo