COLUNAS - OPINIÃO


A Covid 19 vai se estender?
23/05/2022 00:00:00

A desobrigação do uso de equipamentos de proteção contra a covid 19 está sendo um símbolo deste novo momento no mundo, após dois anos de medo e mudança radical nas nossas vidas. Mas a cada dia que passa estamos nos perguntando quando será o fim deste pesadelo?

É difícil fazer uma previsão, com exatidão, dos rumos da doença, mas os especialistas em saúde pública fazem uma estimativa considerando dois cenários, sendo um mais otimista e outro mais pessimista. Vale ressaltar que, independentemente da projeção, há uma única certeza: vamos conviver com a covid-19 por muito tempo.

Na versão otimista, não existiria uma variante tão grave quanto a ômicron e veríamos gestores públicos reclassificando a covid-19 como uma endemia, e uma vacinação avançando de forma igualitária. Já em uma situação ruim, o aumento de casos registrados na Ásia nas últimas semanas, se espalharia por todo o mundo, forçando os governos a retomar medidas de restrição de circulação de pessoas, mas dessa vez não tão severas como as do início da doença.

Segundo especialistas, o vírus causador da covid-19 vai continuar existindo e que o surgimento de variantes, como a ômicron, podem atrasar os planos de governos em decretar o fim desta doença. O vírus não vai desaparecer, mas deixa de ser uma emergência pública. A covid-19 deve ser algo similar ao que ocorre com a gripe, de forma sazonal.

A economia já voltou ao seu patamar anterior à pandemia, mas os reflexos ficaram, principalmente a inflação, desemprego e desequilíbrio financeiro na vida de cada família brasileira. A crise é mundial, por isso, temos que estar unidos para vencer mais uma batalha, agora a econômica.

A vacinação em massa é um dos motivos da estabilização da doença. O Brasil está fazendo a sua parte na questão da imunização e deve intensificar ainda mais o processo para tentar antecipar a normalidade.
Os próximos seis meses serão definitivos para o futuro da Covid 19 no Brasil e no mundo. Acredito que estamos prontos e maduros para conviver com a doença e acompanhar o processo de imunização.
Muitos médicos apostam que a doença estará totalmente controlada no final deste ano, mas o convívio com o vírus pode durar muito anos.


Grande evento na cidade
Neste final de semana teremos a 1º festa do azeite de oliva em Caçapava do Sul. O evento contará com a presença do Governador Ranolfo Vieira Junior, o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, empresários, produtores rurais, deputados e apoiadores da olivicultura.


Lorenzo Stefani Santos - Jornalista

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo e especialização em formação pedagógica.

Formado pela Urcamp/Bagé, em dezembro de 2006, atua na profissão de jornalista há 15 anos, dentro da comunicação política da cidade e região.

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: