COLUNAS - OPINIÃO


Veja como ficou o cenário político no Brasil, no RS e em Caçapava após o fim da janela partidária
08/04/2022 00:00:00

Com o fim da janela partidária de 2022 na sexta-feira, dia 01, o bloco dos partidos governistas terminou como o grupo partidário que registrou a entrada de mais deputados. Ao todo, PL, Republicanos e PP trouxeram para seus quadros 56 deputados.
O maior angariador de parlamentares é justamente o PL, puxado pela filiação de Bolsonaro em novembro do ano passado. Foram 33 cadeiras adicionadas desde o dia 3 de março, quando a janela começou. Agora, a nova sigla do presidente possui a maior bancada da Casa com 75 nomes.
Pela lei, deputados federais só podem trocar de partido sem perderem o mandato durante a janela partidária - fora desse período, é preciso que o político entre com um processo para se desincompatibilizar e manter o cargo ao ir para um outro partido. Os apoiadores de Bolsonaro esperaram o início deste intervalo para migrar ao PL.
O movimento ocorreu também em outros partidos que integram a base aliada, como o Republicanos, do vice-presidente Hamilton Mourão, que assinou a ficha de filiação no dia 16 de março. Na esteira da entrada do general, 15 congressistas ingressaram na legenda, enquanto cinco saíram, com balanço final de 43 representantes.
Já o PP, do ministro da Casa Civil Ciro Nogueira, alavancou sua bancada da 4ª força na Câmara dos Deputados para a 2ª maior - atrás somente do PP de Bolsonaro, ao somar mais 13 integrantes e chegar a 56 parlamentares.
No RS, o governador Eduardo Leite renunciou ao mandato e deve lutar até o fim para ser candidato à presidência pelo PSDB. A guerra contra João Dória está apenas começando.
O novo governador, Ranolfo Vieira Junior, está adotando medidas de continuidade da administração e está pronto para concorrer à reeleição. A candidatura de Ranolfo depende das coligações ajustadas por Leite. Teremos grandes mudanças nos próximos meses.
Já em Caçapava do Sul, os partidos começaram a se movimentar esperando as eleições. Até o momento o PT e o PP já marcaram datas de mobilização. Outras siglas estão em ebulição, principalmente pela entrada de novos deputados e lideranças nacionais.
O PL de Caçapava deve ganhar força nos próximos dias, porque é o partido do presidente Bolsonaro e do pré-candidato a governador, Onix Lorenzoni.
Os Progressistas locais estão articulando um movimento regional no mês de maio para trazer o pré-candidato ao Piratini, Luiz Carlos Heinze. Já o PDT e o União Brasil, aguardam a confirmação de pré-candidatos a deputado Estadual de Caçapava do Sul.
Acredito que até o mês de junho teremos definições locais importantes.

 

 


Lorenzo Stefani Santos - Jornalista

Bacharel em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo e especialização em formação pedagógica.

Formado pela Urcamp/Bagé, em dezembro de 2006, atua na profissão de jornalista há 15 anos, dentro da comunicação política da cidade e região.

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: