BRASIL
Anvisa libera aplicação da Coronavac para crianças de 3 a 5 anos
14/07/2022 09:56:45

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou o uso da vacina Coronavac, usada contra a covid, em crianças entre 3 e 5 anos. A aprovação ocorreu na tarde desta quarta-feira (13), após reunião da diretoria colegiada.

O pedido inicial do Instituto Butantan, que produz o imunobiológico, foi feito em março deste ano. Ao todo, foram feitos três pedidos de ampliação do uso da vacina. Em junho, o Butantan entregou dados adicionais solicitados pela agência para analisar o pedido de autorização da vacina.

A diretora Meiruze Sousa Freitas, relatora do processo de aprovação, frisou que a Anvisa monitora o resultado de pesquisas de efetividade da vacina em crianças antes da aprovação e que a medida é tomada com segurança.

Gustavo Mendes, gerente de Produtos Biológicos, Radiofármacos, Sangue, Tecidos, Células, Órgãos e Produtos de Terapias Avançadas da Anvisa, indicou que o esquema vacinal seja de duas doses com intervalo de 28 dias.

“A totalidade das evidências científicas disponíveis sugerem que há indicativos de benefícios a para utilização da vacina na população pediátrica”, pontuou.

Avaliação técnica

Ao longo da reunião, pesquisadores frisaram que o imunizante se mostrou seguro e eficaz contra a covid nessa faixa etária. Rafaella Fortini, pesquisado do Instituto René Rachou, estrutura da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Minas Gerais, defendeu a aplicação. “Vemos que as crianças desenvolvem uma resposta mais robusta do que os adultos e os idosos”, concluiu.

Na mesma tendência, Valéria Valim, professora de medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e coordenadora de um estudo, declarou que a vacina reduz a internação de crianças.

Segundo a médica, estudos mostram que a Coronavac é tão eficaz nesta faixa etária como em crianças acima de 5 anos.

Os pesquisadores Manoel Barral, da Fiocruz Bahia, e Marco Aurélio Safadi, presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, também defenderam o uso.

Histórico

Antes, a Coronavac era aplicada em crianças acima de 6 anos e que não tenham comorbidades. As doses da vacina fabricada pelo Butantan são iguais para todas as faixas etárias.

A autorização para uso no público de 6 a 17 anos foi concedida em janeiro de 2022. O imunizante para adultos é utilizado desde janeiro de 2021.

O imunizante é produzido pelo Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. Essa foi a primeira vacina a ser usada no Brasil.

No Brasil, quatro vacinas contam com a aprovação da Anvisa: Pfizer, Coronavac, Janssen e AstraZeneca. A vacina russa Sputnik tem autorização para importação excepcional.

 

 

 

 

Jornal O Sul

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: