BRASIL
Brasil registra a primeira morte por varíola dos macacos
29/07/2022 14:15:09

O Ministério da Saúde confirmou, na manhã desta sexta-feira 29, a primeira morte por varíola dos macacos no Brasil. O óbito foi registrado em Uberlândia (MG) na quinta-feira 28.

A vítima é um homem com baixa imunidade, segundo a pasta. O País já registra mais de 1 mil casos confirmados da doença. No Rio Grande do Sul, há cinco ocorrências.

Na quarta-feira, 27, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou a criação do Comitê Técnico da Emergência Monkeypox. Segundo a agência reguladora, a atuação do grupo “permitirá ações coordenadas e céleres para salvaguardar a saúde pública”.

A Anvisa afirmou que o objetivo é acelerar o desenvolvimento de pesquisas clínicas e a autorização de medicamentos e vacinas contra a varíola dos macacos.

O foco do grupo será a atuação colaborativa das “áreas técnicas de pesquisa clínica, registro, boas práticas de fabricação e farmacovigilância, bem como das terapias avançadas, inclusive com os profissionais de saúde e a comunidade científica”.

Sintomas

Os principais sintomas da varíola dos macacos são: febre, dor de cabeça, dores musculares, dor nas costas, gânglios inchados, calafrios e exaustão. Dentro de um a três dias após o aparecimento da febre, o paciente desenvolve uma erupção cutânea, geralmente começando no rosto e se espalhando para outras partes do corpo.

O uso de máscaras, o distanciamento e a higienização das mãos são formas de evitar o contágio pela varíola dos macacos. Essas medidas também evitam a infecção pela Covid-19.

 

 

 

 

Jornal O Sul

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: