CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS
  Lavras do Sul

Delegado da PF que está investigando o Presidente Temer é de Lavras do Sul

30/06/2017 23:36
 

Thiago trabalha na PF de Brasília

Segundo reportagem da Revista Época, o delegado da Polícia Federal Thiago Machado Delabary, autor do relatório de 72 páginas em que afirma haver indícios de que o presidente Michel Temer cometeu crime de corrupção passiva, tem 12 anos de Polícia Federal. Ele ingressou nos quadros da corporação em 2005, quando o escândalo da vez era o mensalão. Delabary é gaúcho, natural de Lavras do Sul e tem 42 anos de idade.

Antes de ser escolhido para trabalhar em Brasília, no grupo encarregado dos inquéritos da Lava Jato que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF), Delabary atuava na Unidade de Repressão de Desvios de Recursos Públicos no Rio Grande do Sul. Em dezembro de 2014, coordenou uma investigação contra um esquema de corrupção envolvendo fiscais do Ministério da Agricultura e indústrias de laticínios no Rio Grande do Sul. As propinas variavam de R$ 1.800 a R$ 2.500, para liberar leite e derivados com menos burocracia para empresas do setor.

A missão atual do delegado envolve esquemas mais sofisticados e propinas com alguns zeros a mais. Ele investiga políticos beneficiados pelos bilhões de reais desviados da Petrobras e de outros órgãos públicos.

Delabary é um Delegado elogiado pelos colegas pela firmeza na condução de suas investigações. Ele também já contrariou a PGR em dois inqueritos. O Delegado é o responsável pela investigação contra o Presidente da República, que está agora sob análise do Congresso Nacional.

A família de Thiago é muito tradicional em lavras do Sul e possui parentes e amigos em Caçapava do Sul.

 

Fonte: epoca.globo.com