Caçapava do Sul - Minas do Camaquã

Bombeiros são chamados para conter incêndio na região das Minas do Camaquã

Por Com informações da Prefeitura de Caçapava do Sul
10/12/2017 16:49
Atualizada às 21h15min.
 

No início da manhã deste domingo, dia 10, um incêndio teve início da região das Minas do Camquã, interior de Caçapava do Sul. O fogo ficou concentrado em uma floresta de eucaliptos no início da manhã, mas o calor e o vento espalhou as chamas pelo mato e atingiu grandes proporções nesta tarde.

Os moradores chamaram o Corpo de Bombeiros que trabalharam para conter as chamas. Servidores da Prefeitura também foram ao local para ajudar. Os relatos foram feitos por moradores das Minas que ficaram preocupados pelo avanço das chamas.

A fumaça pode ser vista do centro da cidade das Minas, atrás do Cine Rodeio. A moradora Elizete Rodrigues acompanhou o incêndio e atualizou as informações através de seu perfil no Facebook.

 

Incêndio teria sido criminoso

De acordo com a Prefeitura Municipal, moradores disseram que o incêndio teria sido criminoso e começou na noite de ontem (09). Ao todo, o incêndio se alastrou por mais de 5 hectares.

"O fogo começou ontem a noite, perto do CTG de Pedra, e o Chiquinho, Martiel, Ronaldo, Lúcia e seu Paulo ficaram até as 3h30 da manhã, com baldes, enxada e lanternas tentando apagar", disse a moradora Aurea Guterres.

Segundo ela, o local sempre tem queimadas, mas incêndios como este, de grande proporção, é a segunda vez que ocorre. Enquanto falava com a reportagem, carregava, junto a outras dezenos de moradores, baldes de água e mangueira contra o fogo.

A moradora Elizete Rodrigues colocou vídeos em redes sociais mostrando o fogo se alastrando e reclamando da demora dos Bombeiros para se deslocaraem até o local. Os moradores entraram em contato com os bombeiros no sábado, mas eles estavam em outra ocorrência, disse um dos Bombeiros que participou da ação.

O prefeito Giovani Amestoy, que se deslocou até as Minas no final da manhã, tão logo chegou no foco do incêndio, entrou em contato com o Sargento Stock solicitando mais reforço para controlar as chamas, que estavam ameaçando as casas das Minas.

Stock entrou em contato com uma equipe de São Sepé, que enviou um caminhão para ajudar a controlar as Chamas, por volta das 16h.

Amestoy também entrou em contato com a Corsan e pediu para que enviassem equipes para abrirem os registros para que não faltasse água para tentar controlar o incêndio. Por volta das 16h30 duas equipes chegaram na localidade.

A Gerente de turismo do hotel que estava próximo ao foco de incêndio, disse que os turistas que estavam hospedados estavam do outro lado das Minas, na Barragem, e protegidos.

Nesta segunda-feira (11) uma equipe da Prefeitura deve se dirigir ao local, novamente, para prestar mais atendimento aos mineiros.

A chefe de gabinete do Executivo e o assessor de imprensa da Prefeitura também estiveram nas Minas do Camaquã acompanhando a ação dos bombeiros e moradores.




Por Com informações da Prefeitura de Caçapava do Sul



Topo