Economia

Fórum em defesa da mineração ocorre nas Minas do Camaquã nesta segunda-feira, 16

Por farrapo.rs
12/04/2018 09:50
Atualizada às 11h48min.
 

Foto: Divulgação
Está sendo organizada para a próxima segunda-feira, dia 16, o primeiro Fórum pela mineração nas Minas do Camaquã. O evento será uma frente ampla em defesa de mais um ciclo mineral em Caçapava do Sul.

O Fórum será realizado no auditório do Minas Outdoor Sports, na rua Paulino Franco de Carvalho, 3701, a partir das 19 horas.

Nessa semana, a mineração foi tema de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Estado. Houve manifestações contrárias ao investimento e a favor. A Fepam, órgão que irá dar o aval, ou não, a retomada da mineração em Caçapava do Sul, não teve representante.


Projeto Caçapava do Sul

Moradores da região vivem a expectativa da retomada da mineração, através de um projeto desenvolvido pela Votorantim (Nexa). Nomeado com o nome da cidade, o projeto Caçapava do Sul consiste na extração de zinco, chumbo e Cobre.

Consta no projeto que o depósito mineral de Minas do Camaquã possui 29 milhões de toneladas de minério. A extração desses recursos se dará em uma mina a céu aberto, com vida útil prevista de 20 anos. 

Na etapa inicial, a companhia estima investir R$ 371 milhões no empreendimento. A previsão é de que sejam gerados cerca de 450 empregos na fase de operação.

O sinal verde para a exploração depende de liberação da licença ambiental da Fepam. A esperança é de que o resultado seja divulgado neste ano.


Por farrapo.rs

Farrapo