Internet

Pais relatam na internet aparecimento da Boneca Momo e YouTube nega

19/03/2019 10:30
Atualizada às 11h42min.
 

Foto: Reprodução

O relato de pais sobre o aparecimento de uma boneca incentivando o suicídio de crianças durante a exibição de vídeos na internet gerou um alerta no país. Os relatos são de que a boneca chamada “Momo” aparece durante os vídeos no YouTube Kids.

A boneca tem olhos esbugalhados, pele pálida e um sorriso sinistro. Foram feitos registros dela em vídeos exibidos em diversos países. Entre as situações, Momo aparece ensinando, passo a passo, como as crianças devem fazer para cortarem os pulsos.

Em resposta à revista Crescer, na segunda-feira (18), o YouTube Kids escreveu, em nota: "Ao contrário dos relatos apresentados, não recebemos nenhuma evidência recente de vídeos mostrando ou promovendo o desafio Momo no YouTube Kids. Conteúdo desse tipo violaria nossas políticas e seria removido imediatamente. Também oferecemos a todos os usuários formas de denunciar conteúdo, tanto no YouTube Kids como no YouTube. O uso da plataforma por menores de 13 anos deve sempre ser feito pelo YouTube Kids".


Redes sociais

Segundo o G1, o Ministério Público da Bahia notificou o Google e o WhatsApp para que removam das redes sociais os conteúdos que exibam imagens da Boneca Momo. A informação foi divulgada no site do Ministério Público da Bahia.

A medida tem em vista evitar que este tipo de material volte a viralizar. Isto porque, segundo informações da GaúchaZH, em 2018, a mesma personagem foi centro de uma polêmica em um desafio no WhatsApp. Neste desafio, jovens estariam adicionando aos contatos, o número que seria da "criatura" e conversavam com ela, recebendo fotos e vídeos com ameaças.

Farrapo