Cultura

Projeto Ciranda Abayomi desenvolve atividades culturais com jovens

Por Eduardo Schneider
26/06/2019 18:23
 

Jovens participam de um dos minicursos do projeto Ciranda Abayomi (Foto: Eduardo Schneider/Farrapo)

Um circuito integrando atividades do projeto Ciranda Abayomi foi realizado no Clube Harmonia, na tarde desta quarta-feira, 26. Diversos jovens participaram dos minicursos oferecidos no projeto: biscuit, dança, percussão, pawork, roda de conversa e seminário. Pessoas de todas as idades também participaram da confecção de bonecas Abayomi.

O circuito integrado contou com os instrutores Tio Cida, Manfred Chaves, Sariana Lima, Simone Mota e Rosa Ruschel. A maioria dos participantes foi alunos da Escola Patrício Dias Ferreira.

Para Manfred Chaves, ações coletivas e de cunho social são importantes para a comunidade. Ele salienta que o projeto foi construído de forma plural, pensando em uma didática voltada aos jovens.

A realização do projeto Ciranda Abayomi é do Clube Harmonia com apoio da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial - Compir e parceria com recursos do Fórum. O objetivo é desenvolver atividades com jovens e debater vários temas como diversidade racial, de gênero, preconceitos e discriminação.

As atividades foram intensificadas em março deste ano com visita as escolas Patrícias Dias Ferreira e Instituto Municipal de Educação. Outras escolas também devem ser integradas nas próximas etapas do projeto.


Bonecas Abayomi

Um dos destaques do projeto é a confecção de bonecas Abayomi. É um tipo de boneca criado para crianças, jovens e adultos na época da escravidão. As bonecas eram feitas por mulheres negras que as confeccionavam com pedaços de suas saias, único pano encontrado nos navios negreiros.

No projeto, também foram confeccionadas representações de bonecas Abayomi com materiais recicláveis.


Por Eduardo Schneider

Farrapo




Topo