Opinião - Dia do Advogado

Artigo: Rogério Castro escreve sobre a profissão de advogado

09/08/2019 09:41
 

Dia 11 de agosto é comemorado o dia do advogado em função do decreto de Dom Pedro I em 1827. Foi quando inauguraram as duas primeiras universidades de direito no Brasil. Uma delas, a do Largo São Francisco em São Paulo e a Faculdade de Direito de Olinda, no Recife.

Por que advogado ser Doutor? Porque neste decreto instituído por Dom Pedro I, foi utilizada esta nomenclatura. De lá para cá, esta cultura se disseminou. Não só de chamar o médico de Doutor, mas advogado também. Uma coisa é Doutor por tradição e outra coisa é Doutor por formação.

O papel do advogado é de fundamental importância para o exercício do estado democrático de direito e na defesa dos direitos do cidadão. O advogado é fundamental para o desenvolvimento da sociedade. É o elo que liga a sociedade à justiça. Aquele que defende os direitos de uma pessoa quando outra a infringe. Nós temos as regras legais que conduzem a sociedade e quando um ou outro não se adapta a estas regras, entra o papel do advogado. Seja para exercer um direito, seja para defender um direito.

O advogado é um ser importante na conjuntura da sociedade como um todo para que haja um consenso na sociedade e a preservação dos direitos da sociedade, seja nas esferas, trabalhista, civil, de família, previdenciária. Também é importante na preservação da legislação. O advogado faz valer toda a instituição do judiciário. Para que não haja nenhuma situação de cerceamento e nenhum tipo de tomada de decisão fora da Legislação.

A questão do advogado criminal é importante. Ele não é defensor de bandido. Ele é um defensor da Lei. Ou seja, para que a Lei seja aplicada corretamente e que a pessoa seja submetida a um julgamento justo. Para que não haja nenhum abuso do poder judiciário ou do Ministério Público.

O papel do advogado trabalhista é defender os direitos do empregado e também do empregador, dentro da Legislação que norteia empregadores e trabalhadores.

O advogado de família desenvolve papel fundamental para que não haja nenhum tipo de abuso ou supressão de direito de ambas as partes, pois envolve questões pessoais, e onde costumamos dizer que é onde as emoções afloram.

O advogado previdenciário defende os interesses das pessoas que buscam no INSS a aposentadoria, benefícios assistenciais, enfim, os mais variados tipos de benefícios que o governo disponibiliza.

O advogado da área tributária visa aplicar a Legislação Tributária a situação de fato da empresa, do contribuinte, da pessoa física. Temos muitas diversificações na área do direito. No meu escritório, temos vários profissionais que trabalham nas suas respectivas áreas, facilitando assim o estudo.

Caçapava do Sul é uma cidade que tem muito bons advogados. No meu entendimento, o que faz toda a diferença é o comprometimento que o profissional vai ter com cada causa. Nesta cidade, tenho certeza, que muitos advogados têm esse mesmo posicionamento. 

Neste dia quero parabenizar todos os profissionais do direito, os advogados em especial. Sabemos da dificuldade que é o exercício da profissão. Acordar de madrugada, virar as noites estudando processos. Diante de todas estas circunstancias que a profissão exige de nós, quero parabenizar todos os colegas pelo excelente desempenho e a alta qualidade de todos.

Por Rogério Castro

Farrapo






Topo