Tradicionalismo

Enart: CTG Caçapavano está entre os 7 melhores do Estado em Danças Tradicionais

19/11/2019 18:19
 

O CTG Sentinela do Forte é o 7º Melhor Grupo do Estado (força B). O resultado veio na Final do 34ª Edição do Enart, que ocorreu de 15 a 17 deste mês em Santa Cruz. Os artistas tradicionalistas de Caçapava do Sul, que receberam patrocínio da Prefeitura Municipal, através das Leis das Parcerias, chegou a sua 3ª final consecutiva do Enart, que é o maior festival de arte amadora da América Latina.

"Para chegar a este resultado, passamos pela Fase Regional, pela fase Inter-regional, pelas Classificatórias e pela Final, deste domingo, quando competimos com os 40 melhores do Estado" frisou Lucas Marques, um dos dançarinos do grupo e filho do Patrão do CTG, Gilnei Marques. Candieira da Amizade de Vera Cruz foi a grande campeão do Enart 2019.

O CTG Sentinela do Forte levou ainda para as finais dançarinos na modalidade Chula, com Jhony Barbosa, Declamação com Nathalia Oliveira e Dança de salão com Jhony Barbosa e Laiz Munhos. Luigi Porto, da Associação dos Trovadores Rui Freitas, foi para a finalíssima e ficou em 6º Lugar na Chula. Erivelton Trindade, Patrão da Associação dos Trovadores, ficou em 2º Lugar com a Trova Martelo e 3º Lugar com a trova Pajada, no ENART. A servidora Pública e cantora Renata Bairros também marcou presença na competição na Fase classificatória de sábado e, com emocionante texto nas redes sociais, disse que "se despede da competição" para a realização de projetos pessoais.

"O município vêm nos ajudando desde 2018 com aporte financeiro através da Lei das Parcerias. Neste ano, usamos o recurso para pagar o transporte dos nossos dançarinos", disse o patrão, Gilnei Marques.

A coreografia apresentada pelo Sentinela do Forte foi "Mulheres na Memória do Tempo". Nas danças tradicionais, através do sorteio, as apresentações foram de "Caranguejo, Xote de 4 passa e Tatu com volta no Meio". Telmo Almansa e Édila Fonseca são os responsáveis pelas apresentações artísticas, que levaram 45 dançarinos do CTG para a Final do Enart.

"Um grupo que é só coração, que nos emocionamos em cada abraço que damos um no outro, e sabemos o valor de cada um dentro do grupo, sempre temos uma palavra de apoio, incentivo para não nos deixar abater e não desistir do nosso sonho. Quero somente agradecer a todos que nos apoiam, que nos ajuda de um jeito ou de outro, nossos patrocinadores, nossas famílias, nossos amigos e todos que torcem por nós", disse Édila.

 



Topo