Cultura - Polêmica

Secretário da Cultura faz discurso semelhante ao de ministro da propaganda nazista

Trecho polêmico foi dito durante divulgação do Prêmio Nacional das Artes

Por farrapo.rs
17/01/2020 10:08
 

Um vídeo divulgado ontem (16) nas redes sociais, mostra o Secretário da Cultura Roberto Alvim fazendo um discurso em que contém trecho semelhante ao do ministro da propaganda da Alemanha nazista, Joseph Goebbels.

Confira o trecho dito por Alvim: “A arte brasileira da próxima década será heroica e será nacional, será dotada de grande capacidade de envolvimento emocional, e será igualmente imperativa, posto que profundamente vinculada às aspirações urgentes do nosso povo – ou então não será nada”.

Confira o trecho do discurso de Goebbels, que consta no livro do historiador alemão Peter Longerich: “A arte alemã da próxima década será heroica, será ferreamente romântica, será objetiva e livre de sentimentalismo, será nacional com grande páthos e igualmente imperativa e vinculante, ou então não será nada”.

No livro, consta que Goebbels escreveu o trecho do discurso para diretores de teatro e buscava dar orientação estética aos artistas.

Alvim disse no Facebook que não há nada de errado e que o discurso foi baseado em um ideal nacionalista para a arte brasileira. O vídeo de Alvim foi postado no Twitter para divulgar o Prêmio Nacional das Artes, que deve patrocinar produções inéditas em diferentes áreas da cultura. O governo federal estima que o valor total do prêmio ultrapassa R$ 20 milhões.


Por farrapo.rs

Farrapo