Caçapava do Sul

Saiba como iniciou a primeira noite com toque de recolher na cidade

04/06/2020 23:29
 

Imagem reproduzida do vídeo que mostrou a primeira noite do toque de recolher na cidade

A Prefeitura de Caçapava do Sul emitiu na noite desta quinta-feira, dia 04, um novo Decreto Executivo reiterando e acrescentando novas medidas no Decreto nº 4448, de 20 de março de 2020, que declarou calamidade pública no Município de Caçapava do Sul, em virtude da pandemia de coronavírus (COVID-19). As medidas, já anunciadas na live do Boletim Epidemiológico apresentado na quarta-feira pelo Prefeito Giovani Amestoy, valem a partir desta quinta-feira (04).

O artigo 1º do novo decreto, que trata do assunto, veda a circulação de pessoas no perímetro urbano municipal, das 22h às 6h, sob pena de abordagem, multa e condução até a residência. Vale ressaltar que não serão autuados cidadãos que comprovarem estarem em deslocamento para trabalho, ou para fins de saúde (se deslocando para farmácias, Pronto Socorro, Hospitais) e que o trânsito de carro em deslocamento para residência é permitido. Carro parado em via pública, com pessoas dentro, durante o horário do toque de recolher e que induza a aglomeração será autuado.

O Decreto rege ainda sobre a suspensão das aulas (sem previsão de retorno) das escolas municipais de Educação infantil (creches) e fundamental, conforme Decreto Estadual, sendo realizadas pela Secretaria atividades remotas e híbridas.

Em relação a realização de velórios, serão permitidos somente durante o dia (até as 18h), com caixão fechado, e com no máximo 10 pessoas na sala das casas mortuárias (conforme artigo 4º e 6º do Decreto Estadual nº55.154/20). Em caso de óbito por suspeita de covid-19 ou confirmado, é proibido a realização de velório e o corpo deverá ser retirado pela funerária no necrotério, após a liberação da equipe médica, conforme normativa da Anvisa (Manejo de corpos no contexto do novo coronavírus, 03/2020) direto para o enterro, sem cerimônias.

As barreiras sanitárias para aferição de temperatura nas entradas e saídas da cidade devem voltar a partir da próxima semana, bem como será feita a desinfecção dos veículos que ingressarem de outros municípios.

Por volta das 22h45min desta quinta-feira, logo no início do toque de recolher, o jornalista Lorenzo Stefani percorreu algumas ruas centrais da cidade para mostrar o movimento dos veículos e das pessoas no primeiro dia da nova medida restritiva. Confira o vídeo abaixo.



Topo