O resultado das urnas em Caçapava do Sul mostrou muitas curiosidades. O PT pela quarta eleição seguida ficou em destaque, ganhando com ampla vantagem em todos os cargos disputados. Mas este resultado da esquerda deve ser analisado com mais profundidade, já que esses votos não ficam com o PT na eleição municipal.
O PDT manteve a baixa média de votos para os seus deputados, presidente e governador. A exceção da sigla foi a vereadora Jussarete Vargas, candidata local que fez mais de 3 mil votos na cidade. Como candidata de Caçapava e tendo o apoio da máquina do governo, a votação ficou muito abaixo do esperado.
Uma outra avaliação negativa é do ex-prefeito Coronel Tiaraju, que fez pouco mais de mil votos para deputado estadual. Confesso que esperava mais dos dois candidatos da cidade. Mesmo sabendo que foram duas candidaturas para preencher espaço, o desempenho na cidade natal teria que ser melhor.
O PP teve um desempenho muito bom com o candidato a deputado federal, Sérgio Turra, mas os outros ficaram abaixo do esperado. Já os candidatos do MDB tiveram um desempenho ruim.
É importante também avaliarmos o desempenho do candidato a deputado federal do PSB, Heitor Schuch, que estava representado pelo pré-candidato a prefeito, Darlan Freitas. O parlamentar teve um desempenho médio, alcançado 481 votos. Já o PL teve como destaque o deputado Marlon Santos.
Os resultados das urnas em Caçapava poderão refletir na eleição de 2024. Futuros candidatos já estão fazendo as contas. Alguns saíram fortalecidos, outros nem tanto.
Lembrando que esta avaliação é somente de Caçapava do Sul. Dia 30 de outubro vamos descobrir quem vai governar o Brasil e o Rio Grande.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: