Mesmo com uma nova quebra prevista no Rio Grande do Sul, em função da falta de chuvas registrada no primeiro trimestre, a perspectiva em 2023 é de uma recuperação parcial nos números das lavouras gaúchas e da pecuária. Com alta prevista de 37,8% na produção de milho e de 57,7% na soja, o impacto da estiagem nos números da economia deve ser minimizado. A recuperação da Agropecuária e o crescimento consistente do setor de serviços, o mais representativo da economia, estão entre as sinalizações positivas para o desempenho gaúcho neste ano.
Afora o desempenho da Agropecuária do Rio Grande do Sul, que deve destoar do nacional, as atividades da Indústria de Transformação, do Comércio e dos Serviços no Estado mostram movimentos em linha com o que vem ocorrendo na economia brasileira, que é de desaceleração das duas primeiras e ainda uma boa perspectiva para os Serviços.
Atualmente o preço do gado está baixo, mas a expectativa para o próximo ano é positiva. Especialistas apontam um crescimento significativo da pecuária para 2024. Já a agricultura deve manter o seu crescimento. Apesar de todas as dificuldades, como estiagem e preço baixo, o agronegócio gaúcho deve liderar a economia gaúcha em 2023.
A queda no crescimento mundial de 3,4% em 2022 para projetados 2,8% em 2023 é um indicativo de diversos potenciais riscos negativos à economia global, como, por exemplo, a frustração na retomada econômica na China, um aperto mais severo nas condições monetárias, estresse financeiro e inflação mais rígida..
No Brasil, o último trimestre de 2022 marcou um pequeno recuo no desempenho da economia, com queda de 0,9% no Produto Interno Bruto (PIB), na comparação com o trimestre anterior, a primeira redução após cinco altas seguidas. Para 2023, a expectativa, conforme o Boletim Focus do Banco Central, é para um crescimento no PIB de 0,9% e, em 2024, de 1,4%.
O Brasil deve bater recorde na exportação agropecuária este ano. Já em 2024 a expectativa é alta. Eu sei que o pecuarista neste momento está passando por dificuldades em virtude do preço baixo do gado e da estiagem, mas o próximo ano promete notícias boas.
A melhor notícia é a esperança! O agro move o Brasil e o Riogrande.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: