COLUNAS - COMPORTAMENTO


Trabalho é fonte de vida
29/04/2022 00:00:00

Dia 01 de Maio, dia do trabalhador e uma ótima oportunidade para refletir sobre. O trabalho que exerço, para além de garantir a subsistência, atender as necessidades básicas de sobrevivência através do reconhecimento financeiro, também, supre as expectativas pessoais? Elevam a autoestima? Contribuem para ter um bom nível de autoconfiança? Proporciona qualidade de vida e bem-estar? 
Pesquisas demonstram que o principal motivo para um pedido de demissão não é o salário, mas sim o que o trabalho proporciona em termos de saúde mental, qualidade de vida e bem-estar emocional. Engana-se quem ainda pensa que o reconhecimento financeiro é mais importante do que tudo. É importante óbvio, mas é interessante entender que a saúde deve vir em primeiro lugar. As mesmas pesquisas trazem dados que o chefe, o gerente... está nas principais causas de demissão devido a sua incapacidade de liderança. Ainda, que ambientes hostis, quando colaboradores estão expostos a pressão e tensão desmedidas, também, são justificativas para afastamento. E que locais de trabalho que a comunicação é falha, há dúvidas e desinformação sobre os processos causam altas doses de ansiedade e sofrimento psíquico às equipes. 
E... pasmem! Há um número grande de pessoas que permanecem em suas atividades ocupacionais, mesmo que o salário não seja o melhor, porque desfrutam de uma rotina saudável. Mário Sérgio Cortella diz que: “o emprego é fonte de renda, enquanto o trabalho é fonte de vida.” É a situação mais favorável, o sonho de consumo de todos, unir o útil ao agradável e, obter reconhecimento financeiro e pessoal no mesmo local, nutrindo saúde, motivação e satisfação que se tornam combustíveis para uma evolução contínua.
Passamos mais tempo em convívio com os colegas de trabalho do que com os familiares, porque esta é a realidade atual de um mundo ocupado. Não é luxo sentir-se bem no trabalho, é necessidade! 
Para isso é importante que as empresas tenham projetos e profissionais que tenham olhar atento e cuidadoso para com seus colaboradores.  As empresas líderes, em alto desenvolvimento e crescimento têm esta perspectiva: Olhar humano! E por outro lado as pessoas precisam entender que motivação vem de dentro para fora. Atitudes positivas, autodesenvolvimento e autoconhecimento são essenciais, porque tudo começa em saber sobre si mesmo, reconhecer as próprias habilidades, talentos e perfil, depois focar em aprimorá-los, com atitudes pró-ativas e, fazendo o seu melhor mesmo quando não estamos no melhor lugar. 
Quando o foco for felicidade, o “resto” vem. Porque trabalhar feliz é a chave da sucesso! 

 


Luciele Monteiro Osório - Psicóloga

- Especialista em Transtornos da Infância e a da Adolescência na Clínica Interdisciplinar
- Especialista em Psicologia Jurídica - Ênfase(s) em Família (s)
- Especializanda em Neuropsicologia

Formada em 2008 pela Unifra, desde então atua nas áreas da Psicologia Clínica e Organizacional. Além disso é mãe da Laís, sua melhor experiência prática do desenvolvimento infantil, esposa, filha, irmã, tia, do lar... Enfim, assume multi papéis, o que é típico da mulher da atualidade.

Mais

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Segundas a sextas:
Das: 9h às 12h • 14h às 17h30

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2022 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: