Há quem diga que o ano de verdade começa depois do carnaval. Até essa data festiva parece férias. Mas ao meu ver, principalmente depois que me tornei mãe, o que determina a volta à normalidade é o retorno das aulas.
A rotina é extremamente organizativa, por isso que as crianças (não só elas) precisam muito dela. Nos organizamos conforme os eventos que acontecem a nossa volta e conforme, precisamos nos adequar. E é por isso que as férias apesar de necessárias precisam ser finitas. É necessário que tenhamos compromissos, horários, regras e responsabilidades para que isto, por mais estressante que as vezes pode ser, sirva de aporte e nos conceda uma condição psicológica de segurança.
A adaptação novamente a um ritmo de vida mais intenso devido aos compromissos escolares, como também, de outras atividades extracurriculares não é fácil e requer dos filhos e dos pais uma preparação, bem como ajustes. Há um processo de transição de onde a criança e adolescente têm horários mais flexíveis e agora precisam encarar a agenda e cumpri-la à risca. Sem falar naquelas crianças que estão no processo de “rompimento dos cercados” e pela primeira vez estão indo para a escola. Estas além de uma adaptação à rotina estão aprendendo a separarem-se dos pais, que é uma experiência com forte impacto emocional e é normal acarretar uma dose de sofrimento.
E como identificar se este sofrimento está dentro da normalidade?
Ouço muitas perguntas acerca disto e o receio dos pais em não oferecerem o acolhimento necessário, vindo acarretar em traumas ao pequeno na hora da adaptação escolar. E a dica de ouro é: Se o choro é contido após o “tchau”, este é um ótimo sinal. Se houve o retorno que a criança envolveu-se em atividades e não mais chorou, estamos no caminho certo. Outra dica é: Quando a criança não é encorajada o suficiente para transpor o medo da separação, quando não foi dado o tempo que ela precisa para adaptar-se optando pela desistência da adaptação, haverá a predominância de um sentimento de fracasso, afetando a autoestima e a tornando ainda mais receosa para outras tentativas. Então, junto à escola, antes da desistência pense em estratégias para facilitar a separação e a adaptação, como: Horário mais reduzido, levar de casa objetos, fotos, brinquedos, acessórios pessoais dos pais que sirvam como objetos transicionais... E se ainda não tivermos sucesso nesta empreitada talvez seja necessário olhar para os pais, que pode ser que a maior dificuldade de “soltar” seja deles”!
Quanto aos maiorzinhos que já têm os seus cercados rompidos, para adaptarem-se à rotina escolar é legal que haja uma conscientização a partir de um diálogo e da programação em conjunto do cronograma. Por exemplo: Se a aula é às 7h30 ou 7h45, qual tempo que eles acham que precisam entre acordar, arrumarem-se e ir para a escola? Levando em consideração que incialmente, até acostumarem-se, de repente precisão de mais tempo. Um outro exemplo é conversaram sobre as atividades extracurriculares para acrescentarem à dinâmica diária aquelas que, realmente, fazem sentido à criança ou adolescente. E uma sugestão é que após a definição das atividades e horários, também em conjunto, criem um planner, porque eles precisam visualizar, tornar palpável para depois organizarem-se. (Literalmente visualizar, ou seja, coloquem em lugar visível da casa e de fácil acesso)
E, por fim, o manejo dos pais faz toda a diferença: A maneira como vemos e sentimos a retomada pode ser totalmente encorajadora ou desmotivadora. Há quem pense: “Poxa vida, começou a correria de novo, que coisa!” e há quem tem uma visão mais entusiasta e positiva que verbaliza “Vamos lá, que legal, mais um ano de oportunidades” ... Os filhos dançam a música que os pais tocam, ou seja, são influenciados por nós e nesta hora de assumir os compromissos o exemplo conta muito, a forma que os incentivamos e como nós lidamos, como já disse, podemos oferecer doses de motivação ou não. E aquilo que precisamos encarar, sem opção de escolha, é bem melhor que façamos amando, né?!
Um feliz ano letivo aos filhos e aos pais, boa sorte para nós!!!