COLUNAS - ECONOMIA


Geração Z, os nativos digitais
10/10/2023 00:00:00

A geração Z passou toda a sua vida em um mundo digital. A tecnologia é algo natural e essencial para sua existência. A maioria nunca experimentou o ambiente de trabalho pré-Covid-19 que muitos de nós consideramos “normal”. Isso tem implicações significativas para as empresas, à medida que essa geração passa a fazer parte da força de trabalho. Enquanto as organizações buscam atrair, contratar, desenvolver e apoiar esses jovens talentos, também precisam se esforçar para melhorar a experiência tecnológica dos funcionários, oferecendo condições para este colaborador, como ambiente de trabalho adequado, flexibilidade de horário e constante valorização. Ao ingressar no mercado de trabalho, a geração Z busca empresas que estejam na vanguarda. A expectativa é que até mesmo organizações não relacionadas à tecnologia utilizem ferramentas tecnológicas em seus processos cotidianos, seja um sistema de mensagens ou um aplicativo de benefícios patrocinado pelo empregador.

Outro ponto muito valorizado pela geração Z é referente a saúde mental, em recente estudo realizado pela consultoria  Alight em 2023, indicou que 15% dos funcionários atualmente sofrem de burnout, um aumento de 50% desde 2020. Para os funcionários dos EUA, um melhor equilíbrio trabalho e vida pessoal, horas suficientes de sono e tempo livre estão entre os aspectos mais importantes para manter a saúde mental. A tecnologia e a inteligência artificial ajudam os empregadores a enfrentar a crise de saúde mental automatizando tarefas rotineiras. Ao liberar tempo para o trabalho colaborativo e estratégico, a automação pode ajudar esses jovens a se tornarem membros mais engajados da força de trabalho, construindo relações, liderando equipes e se comunicando de forma eficaz. Como nativos digitais, eles são mais propensos do que outras gerações a usar aplicativos de bem-estar e programas de saúde mental. A tecnologia permite que busquem ajuda profissional com mais facilidade.

A entrada da geração Z no mercado de trabalho traz consigo uma tremenda oportunidade para as empresas criarem uma experiência do funcionário que incorpore tecnologia e inovação em todos os aspectos do negócio. Até 2030, espera-se uma escassez global de talentos de mais de 85 milhões de pessoas. Buscar inspiração nessa nova geração e implementar estruturas que atendam às suas perspectivas e preferências levará a uma maior retenção e agregará valor ao resultado final.

 


Mateus Sangoi Frozza - Economista

Economista e Professor da Universitário.

Foi Coordenador dos cursos de Ciências Econômicas e Administração da Universidade Franciscana (UFN).

Secretário de Finanças no Município de Santa Maria (2019/2021).

CEO da Tride3 Consultoria e Treinamentos

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