COLUNAS - TECNOLOGIA


Essa tal de VPN hein?
02/09/2024 00:00:00

Diante dos últimos acontecimentos polêmicos que envolvem as esferas jurídicas e políticas do nosso país, uma singela sigla
comumente utilizada por profissionais de T.I. nunca foi tão mencionada nos meios de comunicação, podcasts e conversas entre populares.

Afinal, o que é essa tal de VPN?

VPN significa "V"irtual "P"rivate "N"etwork, que no português é traduzido para Rede Privada Virtual.

Mas o que ela faz na realidade? Para que eu possa ilustrar da forma mais leiga e prática possível, precisamos voltar no tempo.

Você se lembra das caixas postais nos Correios? Pois então, é de certa forma o mesmo princípio.  

Ao invés das pessoas receberem cartas de outros na sua caixa de correio particular diretamente, elas alugavam uma caixa postal, que ficava num armário dentro da própria agência dos Correios. E nela, tanto correspondências de entrada quanto de saída eram depositadas lá, mascarando o endereço real da pessoa detentora e garantindo assim relativa privacidade de sua localidade.

Trazendo para os dias atuais... Na Internet, tudo que nós fazemos é salvo pelos provedores de acesso em arquivos de logs, ou seja, um histórico de endereços, serviços e demais ferramentas existentes. Tanto o trânsito de dados de entrada quanto de saída podem ser salvos para fins de segurança, relatórios, estratégico e publicidade, como fazem as redes sociais com suas intermináveis propagandas.

E esta impressão digital é criada baseado no nosso endereço IP, ou seja, o endereço que seu roteador ou modem recebem do provedor de Internet, seja de celular, fibra ou rádio, para se comunicarem com outros dispositivos na Internet.

Dependendo da origem que seu endereço IP possui, é possível bloquear praticamente qualquer coisa que dependa da Internet, inviabilizando sua comunicação bilateral.

O Brasil possui alguns grupos de endereços IP padrão que podem ser bloqueados em lote por operadoras de telefonia e Internet diretamente na fonte.

A VPN trabalha como um tipo de desvio. Ao ser ligada, o seu endereço IP será entendido pelo computador ou serviço no destino como sendo originário de outro local.

Você estará usando um disfarce que protegerá o seu endereço real e navegando com um outro virtualmente designado como um apelido. Mas não se engane: muitas empresas que fornecem o serviço de VPN assinam acordos com autoridades ao redor do mundo no combate a ações ilícitas. Então, o total anonimato não é garantido.

Como tudo que envolve tecnologia, sempre recomendo o uso com bom senso e responsabilidade, afinal, quem cria e desenvolve a tecnologia é o ser humano e este não está imune a falhas.

 


Fabiano Ferreira - Analista de Sistemas

Formado em 2002 como Analista de Sistemas com ênfase em Mídias Digitais pela Universidade Anhembi-Morumbi de São Paulo, SP
Atuou em agências digitais e de tecnologia em São Paulo, Porto Alegre, Caxias do Sul e Santa Maria.
Adquiriu em 2015 o sêlo de Empreteco pelo SEBRAE - RS, programa orientado ao amadurecimento de características empreendedoras e permanência sustentável no mercado.
Sócio-Fundador da CRIAPOLIS Inteligência Criativa de Santa Maria, RS. Criada em 2012, atua como gestor e líder de desenvolvimento.

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: