Querido leitor, é impossível falar de qualidade de vida sem falar da importância do autocuidado. E quando falamos em autocuidado não podemos esquecer que significa amar a si mesmo, cuidar de si mesmo e olhar para si mesmo. É o ato intencional e consciente de cuidar de si, visando saúde física, mental, emocional e espiritual. Eu sempre digo que para entender o autocuidado é preciso autoconhecimento. Então precisamos nos conhecer melhor para entender as nossas necessidades pessoais. E primeiro olhar e cuidar de nós mesmos, para depois cuidar dos outros. Como eu sempre digo: não podemos dar aquilo que não temos. Isso envolve acima de tudo uma decisão.
Dentre as atitudes que podemos ter estão a adoção de práticas e hábitos saudáveis que vão contribuir para o bem-estar e equilíbrio geral do indivíduo, como: atenção na alimentação, prática de exercícios físicos, descanso adequado, gerenciamento de estresse, busca por atividades de lazer e relaxamento, (como massagem por exemplo), manutenção de relacionamentos saudáveis, entre outras ações que visam o cuidado e a preservação da própria saúde e qualidade de vida.
O autocuidado é essencial para manter um equilíbrio saudável entre as demandas do cotidiano e as necessidades de cuidar de si mesmo.
Não deixe para amanhã a atitude que você pode tomar hoje e mudar a sua vida.
Nas próximas semanas irei trazer mais sobre as ações de autocuidado separadamente.
Vamos juntos refletir sobre os benefícios de cuidar de si mesmo!
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: