A história do Bolicho Campeiro é a história da família Henriques, e teve início na Varzinha em 1959 com um pequeno comércio que vendia secos e molhados, tecidos, indumentária para o cavalo e para o peão. Ari de Jesus Henriques e a esposa Eni começaram o pequeno negócio que seria o elo da família.
Em 1973 o casal mudou-se com os quatro filhos para Caçapava do Sul para que pudessem estudar e a loja na Varzinha ficou sob os cuidados de um tio. No ano seguinte a família abriu uma loja na cidade ampliando a oferta de tecidos, agulhas, grãos e indumentária gaúcha. O filho mais novo, Ari Benhur Henriques, aos 11 anos já ajudava o pai e a mãe e conhecia a rotina da loja que assumiria no futuro. Ele conta que na época quando olharam o antigo imóvel onde hoje é a sede da loja, o pai profetizou que o compraria.
“Na época passamos em frente a casa e meu pai disse que seria o ponto ideal e que um dia compraria. Eu lembro que disse que a casa era muito velha e feia...jamais imaginaria que seria a sede do Bolicho Campeiro até hoje”.
O comércio cresceu solidificando-se na cidade e em 1990 já era referência no ramo de selaria. Com o falecimento do pai em 2015, Benhur assumiu a gestão da loja.
“Nasci e me criei no Bolicho trabalhando junto com meu pai e depois com minha mãe. A loja que foi o sustento de nossa família sempre foi a minha vida e será a das minhas filhas”.
A loja que completou 47 anos em janeiro deste ano já está na terceira geração. As filhas de Benhur, Vitória e Arieni Henriques, já participam das decisões que envolvem a administração.
“Minha filha Vitória sempre esteve muito presente com o avô e agora comigo. Sabe tudo sobre o Bolicho e em breve assumirá a gestão”.
O ano de 2022 também marcou a reformulação do imóvel sede que foi todo reformado desde a fachada até a estrutura.
“Precisávamos de uma nova sede. Hoje oferecemos mais espaço, mais organização e conforto com o mesmo padrão. Toda indumentária gaúcha, pilcha, selaria, no velho estilo do Ari de Jesus Henriques. A gente brinca que se quiser vir só com o cavalo largamos encilhado e com tudo que é preciso”.
O Bolicho Campeiro fica na Rua Décio Martins Costa, 496, esquina com a XV de Novembro
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: