Neste domingo, 17, fotos e depoimentos que circularam pelas redes sociais chocaram e revoltaram a comunidade. Três cães foram encontrados envenenados no Bairro Mercedes.
A redação do Farrapo conversou com Mirella Fernandes Biachi, Coordenadora do CBEA-Centro de Bem Estar Animal e DMPA – Departamento de Proteção Animal de Caçapava e sócia-fundadora da ONG Anjos de Patas.
De acordo com Mirella, os envenenamentos começaram no final de janeiro em vários pontos da cidade em aproximadamente 50 animais. O último caso aconteceu neste domingo, quando dois cães foram mortos e outro está internado em estado grave. Ainda segundo Mirella, o Departamento de Proteção Animal prestou os primeiros socorros quando foram acionados, mas foi preciso a internação de um dos animais.
Nesta terça-feira,18, um dos corpos dos animais envenenados será levado para a realização de uma necropsia em Santa Maria, na Universidade Federal para a realização de exames que possibilitem a identificação da substância usada nos envenenamentos.
“A Prefeitura de Caçapava está engajada junto as ONG’s Clube do Cão e Anjos de Patas e também a Polícia Civil para tentar descobrir tanto quem vende quanto quem oferece esses venenos. Devido a morte violenta estamos desconfiados que seja chumbinho”, diz Mirella.
A Coordenadora faz um apelo pela ajuda da comunidade nesse momento. “É muito importante que a população vá até a delegacia e faça o registro para que a Polícia Civil possa investigar os casos. Então pedimos muito esse apoio da comunidade, que não deixem de fazer os registros”.
Uma ação chamada Cãominhada da Justiça, está sendo organizada para o próximo sábado, 22, a partir das 9h30 com saída do Calçadão.
"Cãominhada da Justiça"
Data: 22/03
Horário: 9h30
Encontro: Calçadão
Percurso: Rua Sete de Setembro, Avenida Cel. Coriolano Castro, Rua XV de Novembro, Rua Dom Pedro I até a Delegacia.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: