Acontece no dia 04 de outubro a “1º Mostra de Doces Caçapavanos”, no Pátio da Câmara de Vereadores das 9h às 15h. Estarão presentes quinze caçapavanas que agregam mais doceiras. Elas movem a economia dos atacados e dão de modo informal subsistência a suas famílias. O objetivo do evento é promover novas possibilidades de criar prosperidade neste setor.
O Projeto Caminhos do Sul da América, uma iniciativa que busca bem estar e estima dos caçapavanos com um olhar empreendedor para o turismo, junto com a Câmara de Vereadores de Caçapava do Sul, realizam esta feira do doce, que tem como tema para 2023 "A Vida é um Doce. Além disso, o evento conta também com o apoio do Sindicato Rural dos Trabalhadores de Caçapava do Sul, da Empresa Dagoberto Barcellos e da Construsul. A ideia é desenvolver a capacidade criativa da comunidade com saberes ancestrais mais os conhecimentos atuais. Isto é uma expressão mais autêntica do fazer caçapavano e inclui o modo de viver e tradicionalismo.
Os doces caçapavanos são especiais, de gosto desta terra, dos frutos de sabores inigualáveis com a memória da infância. É costume dos caçapavanos que buscam oportunidades profissionais em outros lugares voltarem e se abastecerem dos doces tradicionais da nossa região, que não se encontra em outro lugar, como figadas, marmeladas, pessegadas e doces de calda, etc.
Segundo dados do IBGE de 2020, a população ocupada em Caçapava do Sul é de 18,4%, o que significa que mais de 80% dos caçapavanos são aposentados ou trabalham na economia informal, como os que produzem doces e geram renda para si e suas famílias. Outra fonte de dados menciona que a Fenadoce/2023, realizada em Pelotas, registrou a circulação de 314 mil pessoas e teve números expressivos de venda de doces e produtos da agricultura familiar.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: