CAÇAPAVA DO SUL
Geoparques buscam produto turístico conjunto e reforçam estratégia de desenvolvimento
24/03/2025 08:40:14

Caçapava do Sul, Quarta Colônia e Secretaria de Turismo do Estado realizam fórum na quinta-feira, 27.

Dois grandes resultados são esperados para o Fórum da Rota Turística dos Geoparques, que irá acontecer na próxima quinta-feira, 27 de março, em Caçapava do Sul. Por um lado, a oferta de um roteiro turístico integrado, oferecido nacionalmente a partir do aeroporto de Santa Maria e, por outro, o alinhamento de um projeto estadual de desenvolvimento dos territórios de geoparque.

Durante o encontro, que terá lugar na pousada e olival Vila do Segredo, estarão em pauta temas como o desenvolvimento turístico sustentável, a divulgação e comercialização de produtos turísticos e a função da olivicultura como atrativo. A articulação entre os convidados, todos ligados ao trade turístico, também está prevista na programação.

A convocatória, feita pela Secretaria de Inovação, Cultura e Turismo de Caçapava do Sul em parceria com a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul (Setur), tem o suporte do Instituto Brasileiro de Olivicultura, dos comitês gestores dos geoparques Caçapava do Sul e Quarta Colônia, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

A expectativa, segundo o coordenador do programa de segmentação da Setur, Álvaro Machado, é que sejam feitos os alinhamentos necessários para a construção de um projeto estadual de desenvolvimento dos territórios de geoparque. Essa proposta unificada será levada ao governo gaúcho, com o aval da secretaria, para impulsionar investimentos e ações integradas de turismo e educação ambiental, que possam qualificar os territórios.

Outras autoridades, como prefeitos, secretários e deputados estaduais já confirmaram presença no Fórum. “O engajamento do Governo do Estado, através da Setur, do Ibraoliva e dos demais parceiros é bem importante. Queremos formatar uma Rota Turística dos Geoparques que seja comercial, que esteja disponível no catálogo das grandes operadoras e utilize Santa Maria como ponto de conexão aérea. Para isso, estamos estruturando essa articulação, que envolve os demais prefeitos da região”, explicou Ignácio Lemos, secretário de Inovação, Turismo e Cultura de Caçapava do Sul.

Ao todo, são esperadas 140 pessoas para este encontro. Os territórios de Caçapava do Sul e da Quarta Colônia (que reúne oito municípios próximos a Santa Maria) receberam a chancela de Geoparque Mundial Unesco em 2023, durante a conferência feita no Marrocos. O selo internacional reconheceu um trabalho de anos, iniciado dentro da UFSM, para reconhecer a singularidade das paisagens dessas regiões – enquanto Caçapava do Sul se destaca pela diversidade geológica, a Quarta Colônia é referência paleontológica.

 

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: