A Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul, divulgou nesta terça-feira (15) dados preocupantes sobre a ausência de pacientes em consultas médicas agendadas nas unidades de saúde da cidade. Entre os dias 02 de janeiro e início de abril, um total de 1.492 pessoas deixaram de comparecer às consultas sem aviso prévio.
Mesmo com a ampliação no número de profissionais contratados e o reforço médico em todas as unidades, a taxa de faltas continua alta. De acordo com a Secretaria, isso afeta diretamente o atendimento à população, uma vez que essas vagas poderiam ser redistribuídas para outros pacientes que aguardam por atendimento.
Confira o número de faltas por unidade de saúde:
A secretária de saúde destacou que o problema não é apenas administrativo, mas também humanitário: “Enquanto uma consulta é desperdiçada, outra pessoa que precisava pode deixar de receber atendimento a tempo”, afirmou.
Ela reforçou o apelo para que a população comunique com antecedência caso não possa comparecer à consulta, seja por telefone ou pessoalmente. A partir desta semana, a Secretaria também pretende consultar a população sobre o melhor canal de comunicação para confirmação e cancelamento de consultas.
“O compromisso com a saúde é coletivo. Ao avisar que não poderá comparecer, você está ajudando outra pessoa a ser atendida”, concluiu o secretário.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: