CAÇAPAVA DO SUL
Corsan vai substituir mais de mil hidrômetros até junho
23/04/2025 15:55:01

A Corsan inicia nessa quarta-feira, 23, a troca dos aparelhos que fazem a medição do consumo mensal de água nas residências e estabelecimentos dos clientes em Caçapava do Sul. Até junho, serão instaladas 1.090 unidades na cidade, somando aos 237,4 mil novos equipamentos instalados nos 317 municípios do Estado atendidos pela Companhia. 

Os novos equipamentos seguem o padrão atual exigido pelo Inmetro, com interface mais simples e mecanismo interno ultrassensível, o que resulta em dados precisos. As medições dos equipamentos são exatas e confiáveis, e ajudam também a reduzir o desperdício de água, porque podem apontar possíveis vazamentos ocultos. A Corsan reforça que o serviço é feito sem custo adicional ao consumidor.

O plano de substituição segue a recomendação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), orientando que a manutenção dos medidores seja realizada por profissionais autorizados e não ultrapasse o período de sete anos (dependendo do modelo do aparelho, pode ser realizado antes desse prazo). A troca também é recomendada pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), autarquia que regula os serviços da Corsan no estado e pela Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (Agesan). Em 2024, foram substituídos mais de 371 mil hidrômetros na área de cobertura da Companhia no Rio Grande do Sul.

Os trabalhos são realizados por equipes especializadas e identificadas. Para garantir a segurança da população e a transparência dos trabalhos, os moradores devem cobrar as credenciais dos profissionais, bem como o número do protocolo para a execução do serviço. A fim de orientar os clientes e reforçar a importância das trocas, será entregue material informativo nas residências e nos estabelecimentos.

Do funcionamento dos equipamentos

O funcionamento do hidrômetro se baseia no deslocamento da água através do aparelho, que aciona um mecanismo interno (engrenagem) para medir o volume consumido. Os hidrômetros mecânicos operam da seguinte forma:

Entrada da água: a água da rede de abastecimento passa pelo hidrômetro antes de chegar aos pontos de consumo, como torneiras e chuveiros.

Movimentação interna: dentro do hidrômetro há um pequeno rotor (engrenagem) que gira conforme a água passa. Quanto maior o fluxo de água, mais rápido esse rotor gira. Essa rotação é convertida em uma contagem mecânica, que aparece no visor do hidrômetro. Esse visor mostra o volume acumulado de água consumida, desde os litros (números em vermelho) até os mil litros (casas em preto).

Registro do consumo: o valor indicado no mostrador é usado para calcular o consumo e a cobrança na conta de água. Essa ação é realizada pelos leituristas, colaboradores que fazem a coleta dos dados e emitem a fatura, tanto física (deixada nas casas dos clientes) ou digital, que vai para o e-mail pessoal de cada um.

Os novos hidrômetros são aferidos pelo Inmetro e possuem lacre e etiqueta de certificação e segurança. O lacre não pode ser removido, e a violação acarreta penalidades ao responsável pelo aparelho, como taxa de reposição da peça ou multa (determinada pela Agergs).

Em caso de dano acidental, quebra ou mau funcionamento do hidrômetro, o cliente deve entrar em contato com a Corsan pelo site www.corsan.com.br/cliente ou pelo app Corsan. Para mais informações, estão à disposição da comunidade também o WhatsApp (51) 99704-6644 e o telefone 0800-646.6444, com ligações gratuitas.

 

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: