Uma pequena semente lançada no solo de São Carlos (SP) possibilitou que uma iniciativa se espalhasse Brasil afora. Ao completar 10 anos de realização no país, o Pint of Science, festival que brinda a ciência, chegará a 169 cidades nas noites de 19, 20 e 21 de maio. Uma delas é Caçapava, que recebe o evento pela segunda vez.
Trazida da Inglaterra para o Brasil pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, da Universidade de São Paulo, a proposta ganha terreno ano a ano, levando cientistas para conversar com membros das suas comunidades sobre as pesquisas desenvolvidas nas suas regiões, em ambientes descontraídos. Em Caçapava, o Pint of Science será realizado no restaurante Clube à Mesa (Rua Quinze de Novembro, 84 – junto ao Clube União Caçapavana), a partir das 19h30min.
O tema escolhido para o festival deste ano, patrocinado pelo Instituto Clima e Sociedade, é “Tempo de Mudanças”.
– Estamos passando por um momento de muitas transformações no mundo. Além das acentuadas mudanças no clima, na temperatura e na vida no planeta, está se alterando também a forma como compreendemos o que é política, qual a ordem global do mundo, e temos nos questionado mais e mais sobre como funciona a ciência, a educação e as nossas universidades – explica o coordenador nacional do Pint of Science Brasil, Eduardo Bessa, professor da Universidade de Brasília (UnB).
Além de conhecer as pessoas que têm dedicado a vida a investigar todas essas mudanças que vêm acontecendo, o público poderá compreender como funciona o processo de criação de novos conhecimentos científicos. A proposta é explicar, de um jeito descomplicado e atraente, como surgem as evidências científicas, para que as pessoas possam diferenciá-las das opiniões.
O Pint of Science é gratuito e aberto a todos os interessados. Não é necessário se inscrever previamente, basta comparecer ao local de realização do evento. Confira a programação da edição de Caçapava.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: