Inovação e tradição são conceitos que poucas vezes se aproximam sinergicamente. Porém, é exatamente isso que está acontecendo em Caçapava do Sul, desde que uma das famílias pioneiras na olivicultura gaúcha decidiu conhecer melhor as árvores cultivadas e desenvolver outros produtos, além do azeite de oliva extravirgem.
Na próxima terça-feira, 24 de junho, no Clareira Hub, será feito o lançamento do e-commerce da Oliv Care. A marca foi criada para dar identidade à linha de dermocosméticos desenvolvidos a partir do resultado dessa inquietação familiar.
Desde 2021, os responsáveis pela produção do azeite Don José têm trabalhado em conjunto com pesquisadoras da Universidade Franciscana, de Santa Maria, para ampliar o conhecimento sobre as diferentes partes da oliveira e os subprodutos da produção de azeite.
“A pesquisa analisou o próprio azeite, as folhas, os galhos e o bagaço das azeitonas, depois da extração. Todos têm uma composição química interessantíssima e o primeiro produto desenvolvido foi o extrato das folhas de oliveira. É um composto rico em polifenóis, de efeitos antioxidantes, antibacterianos e antifúngicos”, detalhou Ricardo Abdala, um dos sócios do empreendimento.
A partir desse extrato, o grupo de pesquisa e a família vem desenvolvendo a linha de dermocosméticos Oliv Care, que já inclui produtos para mãos, corpo e cabelos com nanotecnologia e princípios ativos potentes. Após alguns meses de grande aceitação no mercado local, os produtos ganham loja própria na web: https://oliv-care.catalog.yampi.io/.
Para Gabriela Abascal, outra das sócias, os produtos têm conquistado as consumidoras justamente por entregarem muito mais que os cosméticos tradicionais. Ela explica que enquanto a geração acima dos quarenta anos aprecia os produtos pelo princípio ativo inovador, o público mais jovem escolhe a marca pelos aspectos de sustentabilidade – o produto é natural e vegano.
Além das vendas diretas pelo site e em pontos de venda específicos, como o Empório Puro (em Cachoeira do Sul), os empreendedores apostam pela valorização do produto no mercado corporativo. Nas próximas semanas, os produtos da Oliv Care receberão o rótulo Olivas de Gramado e estarão disponíveis também na Serra Gaúcha.
“Por trás da Oliv Care estão um médico e duas farmacêuticas. É claro que nossos dermocosméticos se diferenciam pela inovação, pela potência de um princípio ativo que leva a identidade dos olivais da família. Por isso, também, nossa identidade visual traz a imagem de uma impressão digital”, conta Gabriela.
A marca espera, até o final do ano, dobrar o faturamento registrado desde o lançamento, em novembro do ano passado, durante a III Festa do Azeite de Oliva. “O crescimento até aqui foi satisfatório e condizente com a pequena estrutura de vendas que tínhamos até o lançamento do e-commerce. Com o site, a marca vai começar a chegar a todo o Brasil”, conclui Abdala.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: