Está marcado para o dia 9 de outubro a inauguração do Monumento Histórico Comemorativo ao Início da Geofísica no Brasil. O evento será realizado no Campus da Unipampa em Caçapava do Sul, com atividades no Auditório e no Jardim da Geodiversidade.
Nesta quinta-feira, 18, o diretor do Campus, José Rojas, a professora Aline Baladares (coordenadora da Feira de Ciências) e o professor Leugim Corteze (coordenador acadêmico) estiveram no gabinete do prefeito Marcelo Spode para entregar o convite oficial.
A programação do evento inicia às 14h, com um tributo ao pioneiro Décio Saverio Oddone. Na sequência, haverá a palestra sobre o histórico da prospecção mineral em Caçapava do Sul, ministrada por Nilson Torres Dorneles.
Logo após, o professor José Pedro Rebes Lima apresentará o tema “A Geofísica na Unipampa”, destacando a trajetória e a importância do curso para a formação de profissionais da área. Em seguida, Susanne Maciel, representante da Sociedade Brasileira de Geofísica (SBGf), falará sobre a importância dos capítulos estudantis e as ações em desenvolvimento pela entidade.
Outro ponto alto da programação será a apresentação do Congresso Internacional de Geofísica 2025, com o professor Paulo Johann. O encerramento acontece com o descerramento da placa de inauguração do monumento em homenagem aos pioneiros da Geofísica, no Jardim da Geodiversidade da Unipampa.
O evento também presta homenagem a Lavras do Sul, município vizinho que marcou a história da prospecção mineral no Brasil em 1932, com iniciativas que deram origem à primeira turma de geofísicos formados no país.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: