CAÇAPAVA DO SUL
Caçapava do Sul, 194 anos: Furgão do CineSolar estaciona no município com sessões de cinema
07/10/2025 13:39:21

Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, poderá ser vivenciado em Caçapava do Sul (RS), na sexta-feira (24/10), a partir das 18h30, no Largo Farroupilha, com várias atividades para todas as idades, em comemoração ao aniversário da cidade. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e o filme “Meu Malvado Favorito 4”. A entrada é livre, não precisa de ingresso, os filmes contam com recursos de acessibilidade e tem distribuição de pipoca.

A 9ª edição do CineSolar é viabilizada pela Lei Rouanet - Incentivo a Projetos Culturais, com patrocínio da CPFL RGE, empresa do Grupo CPFL Energia, que tem a State Grid como acionista majoritária, e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura Municipal de Caçapava do Sul, por meio da Secretaria de Inovação, Cultura e Turismo. A realização é da Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.

“O CineSolar nasceu para democratizar o acesso à cultura e espalhar consciência ambiental de forma leve, gratuita e movida a energia limpa. Acreditamos que a arte e o cuidado com o meio ambiente transformam vidas. Vivendo numa realidade onde apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema - e quando tem não são passeios tão acessíveis-, levar essa sessão significa mais do que assistir a filmes, é sobre viver momentos que conectam pessoas, histórias e sonhos”, diz Cynthia Alario, idealizadora do CineSolar.

O furgão, uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolar. O veículo é adaptado com placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: cadeiras, banquetas, sistemas de conversão e armazenamento de energia, som, projeção e a própria tela. Com luzes coloridas, decoração de material reciclado e objetos interativos (como laser e bola de plasma), o espaço ensina, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

 

PROGRAMAÇÃO

Caçapava do Sul/RS

Sessões de Cinema

(filmes com recursos de acessibilidade)

Data: Sexta-feira (24/10)

Horários: 18h30 - 1ª sessão: curtas-metragens

19h30 - 2ª sessão: ‘Meu Malvado Favorito 4’

Entrada: livre - não precisa de ingresso

Atração: pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar

Local: Largo Farroupilha - Centro - Caçapava do Sul/RS

Local em caso de chuva: Clube União Caçapavana - Rua 15 de Novembro, 84 - Centro

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2025 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: