
Pela primeira vez na história, o município de Caçapava do Sul registra a colheita de gladíolos, marcando um avanço importante para a floricultura regional e a agricultura familiar.
Através da 16ª fase do Projeto Flores para Todos, Adelson de Rosso Dias e Lisiane dos Passos Consul, proprietários do Sítio Chaleira Preta, receberam visita técnica da Emater/RS-Ascar em parceria com a equipe PhenoGlad da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). As orientações integraram a etapa de plantio, colheita e pós-colheita de gladíolos, no qual os produtores deram preferência a uma produção totalmente orgânica, utilizando somente húmus em sua adubação.
O gladíolo, flor símbolo do projeto, foi a primeira espécie trabalhada pela iniciativa em 2018 e segue como referência na inclusão produtiva de agricultores familiares e escolas do campo, oferecendo oportunidade de diversificação de renda e inserção no mercado de flores de corte.
Cacilda Dias de Freitas, técnica agrícola e extensionista rural da Emater/RS-Ascar, informa que o cultivo ocorre preferencialmente entre a primavera e o outono, com floração média entre 85 e 90 dias após o plantio, dependendo da variedade. A orientação é que o produtor realize o plantio de novos bulbos a cada ciclo, alternando áreas e garantindo melhor desempenho produtivo. O ponto ideal de colheita é quando a primeira flor da haste começa a abrir e mostrar sua cor. Após o corte da haste, a planta forma um novo bulbo, que deve ser retirado em torno de 40 dias e reservado para replantio.
A escolha adequada do local para plantio é fundamental para o desenvolvimento da planta. Áreas ensolaradas, solo bem drenado, canteiros macios e irrigação em períodos secos são fatores que devem ser considerados para obter bons resultados.
Freitas destaca o papel da Extensão Rural e Social nas propriedades. "As visitas e orientações estimulam a troca de conhecimentos, fortalecem vínculos, promovem a diversificação produtiva e apoiam a inserção dos agricultores em projetos estratégicos, como o Programa Flores para Todos", avalia.
Para produtores familiares já inseridos em canais de comercialização ou interessados em novas oportunidades, o gladíolo se apresenta como alternativa viável, proporcionando renda complementar e ampliando a variedade de produtos, especialmente quando combinado com outras atividades agrícolas e manejos sustentáveis.
A colheita inédita em Caçapava do Sul reafirma a força e o potencial do município na produção de flores, abrindo caminho para novas possibilidades econômicas para o produtor rural.
Foto: Divulgação Projeto Flores para Todos e Equipe PhenoGlad/UFSM
Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional Bagé
Jornalista Adriane Bertoglio Rodrigues
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: