
Nesta quarta-feira, 26, o secretário da Fazenda, Flavio Barreiro, o secretário de Gestão, Dilvane Loreto Jaime, e os servidores Michele e Edson participaram da reunião da Comissão de Orçamento e Finanças da Câmara de Vereadores.
Durante o encontro, a equipe apresentou a atual situação financeira do município e detalhou a previsão orçamentária para 2026. Conforme relatado, desde 2010 o município registra um acúmulo de restos a pagar, agravado no período entre 2022 e 2023 pelo aumento das despesas — especialmente com despesas com pessoal — em um cenário de baixa arrecadação.
Os orçamentos de 2023, 2024 e 2025, elaborados pela gestão anterior, projetaram receitas acima do real, que não foram arrecadadas, exigindo um processo de adequação na Lei Orçamentária Anual do próximo ano para equilibrar receitas e despesas. Segundo o secretário da Fazenda, os ajustes indicam um ano de 2026 desafiador, porém necessário para recolocar as contas públicas na realidade fiscal.
Atualmente, o município registra cerca de R$ 16 milhões em empenhos liquidados e ainda não pagos do exercício de 2025. A gestão iniciou com uma insuficiência financeira de mais de R$ 51 milhões referente ao ano de 2024. A expectativa é de que a LDO seja votada pelo Legislativo nos próximos dias.

De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: