CAçAPAVA DO SUL
Município firma convênio com Hospital de Caridade para ampliar exames e cirurgias pelo SUS
23/06/2026 16:34:24

Nesta terça-feira, 23 de junho, a Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul realizou a assinatura de um convênio no Hospital de Caridade Dr. Victor Lang que amplia a oferta de procedimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), com a realização de exames de endoscopia e colonoscopia, além de cirurgias eletivas.
Com a formalização da parceria, os exames de endoscopia e colonoscopia passarão a ser realizados no próprio município. Até então, os pacientes eram encaminhados, por meio da regulação estadual, para atendimento em outras cidades. A iniciativa segue o modelo já adotado para a realização de mamografias, garantindo mais acesso aos serviços de saúde perto de casa.
O investimento previsto para a realização de endoscopias e colonoscopias é de R$ 150 mil. Atualmente, são realizados, em média, seis procedimentos por mês. Com o novo convênio, a estimativa é ampliar esse número para 18 exames mensais, totalizando aproximadamente 108 procedimentos até o fim do ano.
A medida representa um avanço importante diante da demanda existente: atualmente, 343 pessoas aguardam na fila por exames de endoscopia e colonoscopia. Além de reduzir deslocamentos, a oferta local proporciona mais conforto, segurança e agilidade aos pacientes e suas famílias.
O convênio também contempla consultas, exames complementares e cirurgias eletivas. Para esta etapa, o investimento previsto é de R$ 201 mil, com a expectativa de inclusão de mais de 30 procedimentos cirúrgicos até o final do ano. Hoje, 152 pacientes aguardam por cirurgias, enquanto a regulação estadual chama, em média, 12 pessoas a cada seis meses.
Somados os investimentos para exames e cirurgias, o valor total do convênio é de R$ 388 mil. A previsão é de que 138 pessoas sejam diretamente beneficiadas até o fim do ano, podendo realizar os procedimentos em Caçapava do Sul e retornar para casa após o atendimento, sem a necessidade de deslocamento para outros municípios.
A ampliação integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da saúde pública local. Com a oferta já existente de mamografias e ecografias no município, a estimativa é de que cerca de 1.650 pessoas sejam beneficiadas até o final do ano. Desse total, estão previstas 1.332 mamografias anuais realizadas pelo Hospital de Caridade Dr. Victor Lang e 180 ecografias anuais por meio da Clidimagem.
Os procedimentos serão realizados por meio dos convênios e prestadores autorizados, incluindo o Hospital de Caridade Dr. Victor Lang, o Consórcio e outros serviços que venham a ser autorizados pelo Estado.
O recurso para esse convênio foi remanejado das emendas impostivas dos vereadores Jussarete Vargas, Caio Casanova, Thiago Freitas, Caio Oliveria e Peter Linhares. Outros vereadores também disponibilizaram recursos para exames e cirurgias, mas os valores estão empenhados pelo consórcio intermunicipal de saúde, onde serão executados em outros convênios.
Participaram do ato de assinatura o prefeito Marcelo Spode, o vice-prefeito Mariano Teixeira, o presidente do Hospital, Florenço Monego, a administradora da instituição Maria Helena Amado, o presidente da Câmara, Caio Oliveira, os parlamentares proponentes das emendas para esse contrato, além dos vereadores Paulo Pereira, Mano, Celso Brito, Antonio Almeida e Silvio Tondo. O evento foi conduzido pelo secretário de saúde, Augusto Tolfo, e sua equipe, junto com o secretário de gestão , Dilvane Loreto Jaime.
Também estiveram no evento os medicos que iraõ realizar os procedimentos, além da equipe técnica do Hospital e a imprensa. 

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2026 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: