Na luta para subir na tabela e deixar a zona de rebaixamento, o Grêmio entrou em campo diante do Atlético-MG, com uma obrigação: a vitória. E foi isso que fez. Diante de mais de 33 mil torcedores presentes no estádio, o Tricolor venceu o Galo por 4 a 3. Mas infelizmente, o resultado não foi suficiente para impedir a queda da equipe para a Série B na próxima temporada. Contando com os resultados paralelos do Juventude e Bahia para seguir na elite do futebol, o time comandado por Vagner Mancini não conseguiu alcançar seu objetivo.
Já nos primeiros instantes da partida, o Grêmio mostrou que buscava a vitória, mantendo maior controle das ações no campo de ataque e levando perigo a meta adversária. Com cinco minutos de bola rolando, foi efetivo e abriu o marcador com Diego Souza. A jogada iniciou com Douglas Costa na direita, que abriu para Rafinha na linha de fundo. O lateral cruzou na área, para Diego Souza subir e desviar de cabeça, para o fundo das redes.
E não demorou para os gremistas ampliarem o marcador, desta vez com Campaz, aos 10 minutos. Diego Souza fez um cruzamento na área, na medida para o colombiano chegar e finalizar, assinalando o segundo na Arena.
O Atlético-MG ameaçou com Savarino, que arriscou um chute de longa distância, passados 15’, mas Gabriel Grando saiu para fazer a defensa. Outra tentativa mineira surgiu minutos depois, novamente dos pés do atacante. Ele cobrou uma falta da direita, Micael desviou de cabeça, para outra defesa do goleiro gremista.
O Grêmio seguiu no campo do ataque e mais uma vez com efetividade. Em bola parada, numa cobrança de falta da intermediária, Diego Souza cobrou muito bem, mandando no canto direito da meta mineira, assinalando o terceiro gol do Tricolor, aos 19’.
Mas a partir da metade do primeiro tempo, o time mineiro passou a dominar a maior parte das ações do jogo e conseguiu descontar com Dodô, que desceu pela esquerda, passou pela marcação e chutou. Chapecó não conseguiu alcançar e a bola morreu no fundo das redes, aos 25’. O Galo conseguiu descontar mais uma vez dez minutos depois, agora com Vargas, que recebeu entre a zaga e deslocou Gabriel Grando, assinalando o segundo da equipe mineira.
O Grêmio buscou reagir e chegou com uma jogada de Thiago Santos. O volante deu um passe em profundidade para Campaz, que invadiu a área, mas ao finalizar, Micael cortou a escanteio, aos 39’.
O Tricolor voltou para a etapa complementar com a mesma formação.
O jogo no segundo tempo passou a ter mais equilíbrio, com ambas as equipes buscando o campo de ataque. O Atlético chegou pela direita com Sasha, que acionou Savarino de calcanhar. O atacante finalizou, mas Rodriguez cortou, cedendo escanteio. Logo em seguida, o Grêmio se lançou em contra-ataque e quando Diego Barbosa partia em direção ao ataque, foi derrubado com falta de Nathan Silva, passados 8 minutos.
Aos 13 minutos, o Grêmio conseguiu chegar ao quarto gol com Douglas Costa. Ferreira fez um lindo lançamento para o camisa 10, que com qualidade dominou e mandou para o fundo das redes. Quase que o atacante marcou mais um em seguida, quando da esquerda, chutou, mas a bola passou raspando a trave da meta defendida por Rafael.
Passados 26’, após cobrança de falta, Dodô arriscou de longe, obrigando Chapecó a fazer uma grande defesa.
O técnico Vagner Mancini providenciou suas primeiras mudanças na equipe, aos 29’. Campaz e Diego Souza deixaram o gramado para a
entrada de Jhonata Robert e Borja.
Na reta final, aos 40’, o Grêmio teve um pênalti a seu favor, depois de Jhonata Robert ser derrubado na área. Borja cobrou, mas isolou.
Nos acréscimos, Hyoran cobrou uma falta da intermediária, encostando o Galo novamente no placar.
Mesmo com a vitória, infelizmente o Tricolor não deixa o Z4 ao final desta edição da competição.
Fonte e Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA
Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101
• Das 14h as 17h30 atendimento presencial