A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (22), a Operação Hécate, com o objetivo de combater os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e comércio ilegal de armas. A ação ocorre em diferentes regiões do Estado.
?A ofensiva, coordenada pela delegada Carla Dolores, titular da Delegacia de Polícia de São Sepé, mobiliza cerca de 80 policiais civis e 25 viaturas, em uma grande operação integrada de combate ao crime organizado. As diligências são realizadas de forma simultânea nos municípios de São Sepé e São Gabriel, na Região Central, Esteio, Região Metropolitana, e Osório, Litoral Norte, que abriga um dos principais investigados, atualmente preso no sistema prisional.
Foram cumpridas 27 ordens judiciais, sendo sete mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão, nos bairros Londero, Santos e Lili, além dos mandados que foram cumpridos nas cidades de Esteio e São Gabriel. Na cidade de Osório, o cumprimento dos mandados de busca foi realizado na Penitenciária Estadual Modulada de Osório. O foco é desarticular núcleos de distribuição de drogas e coletar provas que auxiliem na continuidade das investigações.
Foram realizadas 10 prisões na região, nove ocorreram na cidade de São Sepé e uma, em São Gabriel – quatro delas foram em flagrante. Também foram apreendidos cinco armas de fogo e um simulacro,além de uma quantidade em dinheiro: R$ 3.900,00.
Os homens presos possuem as idades de 26, 27, 28, 33, 35, 35, 32 e 53 anos e as mulheres possuem as idades de 31 e 27 anos. Os presos possuem antecedentes policiais por crimes como homicídio, Tráfico, associação para o tráfico, roubo, furto, porte e posse ilegal de arma de fogo, receptação, lesão corporal, ameaça, desacato, dano, entre outros. Todos serão recolhidos ao Presídios Estadual da cidade de São Sepé e Presido Regional de Santa Maria.
A investigação
As apurações tiveram início em abril deste ano, após a prisão de um suspeito que transportava drogas por meio rodoviário. A partir da apreensão do celular do suspeito, os agentes conseguiram identificar o verdadeiro dono da droga — atualmente detido na Penitenciária de Osório.
Durante as diligências, a Polícia Civil realizou três grandes apreensões de entorpecentes, o que permitiu mapear toda a rede criminosa. No total, 17 integrantes do grupo foram identificados, com funções individualizadas dentro da estrutura do tráfico.
A Operação Hécate integra as ações permanentes da Polícia Civil voltadas ao enfrentamento do tráfico de entorpecentes e de suas ramificações, que frequentemente estão associadas a outros delitos, como homicídios, furtos e roubos.
Por Mateus Ferreira - Bei
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: