RIO GRANDE DO SUL
Calor e chuva formam combinação perfeita para a proliferação do mosquito transmissor da dengue
Assessoria: Farrapo
13/03/2024 17:52:42

A previsão de temperatura elevada e de chuva nos próximos dias é mais um sinal de alerta para um possível agravamento da dengue no Rio Grande do Sul. Confirmados os prognósticos, serão quatro dias intercalando temperaturas acima dos 30ºC, chegando a 38ºC em diferentes regiões do Estado, e precipitações, combinação ideal para a proliferação do mosquito transmissor da doença, já declarada epidemia pelo governo gaúcho.

“A condição ideal vem a partir da boa disponibilidade de água, quer dizer, as fêmeas do colocam seus ovos em locais com água limpa e devidamente protegidos da luz. E a temperatura alta auxilia a geração das larvas, e, portanto, a geração de mais mosquitos adultos”, explica o virologista e professor da Universidade Feevale, Fernando Spilki.

O especialista, que também coordena o Instituto Nacional de Vigilância Genômica de Vírus e Saúde Única (INCT-One), órgão estratégico no monitoramento da evolução de vírus transmitidos por mosquitos no país, afirma que o Aedes aegypti é mais ativo em temperaturas mais altas, o que inclusive retardou, no passado, a chegada do inseto na região Sul do país. Portanto, a combinação de calor e chuva ainda favorece a circulação do vírus.

Para Spilki, caso as previsões climáticas para os próximos dias se confirmem, pode haver um agravamento da epidemia de dengue no Rio Grande do Sul. O virologista alerta que as questões climáticas serão determinantes para o agravamento ou fim da pandemia. “A questão climática pode fazer com que a gente tenha não só a extensão do período da epidemia, uma vez que normalmente o Estado já vivencia um número maior de casos até maio”, diz Spilki, fazendo comparativo a anos anteriores, como 2022, o pior ano da dengue na história do Rio Grande do Sul.

 

Situação de emergência decretada

Após confirmar 20 mortes por dengue, o Rio Grande do Sul declarou situação de emergência em saúde pública. Em nota, a Secretaria da Saúde informou que a medida visa o controle, prevenção e a atenção à saúde diante do risco epidemiológico à população pela epidemia de doença, atualmente presente em 94% dos municípios gaúchos.

 

 

Correio do Povo

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: