RIO GRANDE DO SUL
"Ele não é sempre assim": conheça as 4 fases do relacionamento abusivo
Assessoria: Farrapo
18/03/2024 09:29:49

Dados reunidos pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública registraram 722 feminicídios entre janeiro e junho de 2023, um aumento de 2,6% comparado ao mesmo período do ano anterior. As campanhas de prevenção contra este tipo de crime também estão aumentando, mas, ainda assim, resta uma pergunta: por que é tão difícil romper com o ciclo de um relacionamento tóxico?

Para a psicóloga Josefa Ferreira, especialista do Núcleo de Sexualidade da Holiste Psiquiatria, é inegável o contexto histórico e cultural que reforça a crença de que as mulheres são propriedade dos parceiros. Outro ponto é a dimensão da violência psicológica que o abuso coloca e que pode atrasar um momento importantíssimo para romper o ciclo: a denúncia.

Para a vítima, é muito difícil romper com um relacionamento tóxico porque, normalmente, a violência não acontece todos os dias. A psicóloga explica que o relacionamento abusivo possui uma estrutura cíclica e isso significa que a convivência com o parceiro não vai mal o tempo todo, mas oscila entre momentos de agressão e situações de afeto, que levam a vítima a relevar os eventos ruins.

Uma frase comum para justificar a permanência na relação é: "ele não é sempre assim", que é uma maneira de relativizar a violência. No entanto, isso faz parte do ciclo de abuso, que pode ser identificado em quatro etapas: tensão, incidente, reconciliação e lua de mel.

"Na tensão, o abusador cria situações para deixar a vítima ansiosa, com medo de que algo aconteça. No ápice desta expectativa, vem o incidente, que pode ser uma agressão verbal, física, ou alguma outra atitude violenta”, detalha a psicóloga Josefa.

“Logo em seguida, vem a reconciliação, o momento em que o abusador se desculpa pelo descontrole, mas coloca a culpa na parceira para tentar diminuir a gravidade do incidente. Por fim, se inicia a lua de mel, a fase da calmaria, em que o abuso é esquecido até que o ciclo recomece novamente.".

Não confunda cuidado com controle
Alguns setores da sociedade ainda defendem que a mulher é propriedade do parceiro e que ele deve controlar aquilo que ela veste, suas vontades e desejos, o que faz com o corpo e sua autonomia. O problema é que, muitas vezes, as mulheres são ensinadas a enxergar essas atitudes como provas de amor e cuidado, e não como violência.

"Muitas mulheres possuem um histórico familiar parecido e acabam normalizando a relação abusiva. A violência, muitas vezes, é confundida com cuidado, amor e carinho. Mesmo quando descobrem que estão sendo abusadas, elas sentem vergonha e culpa pela situação, mantendo-se afastadas dos amigos e familiares e presas no discurso do abusador”, diz.
Auxílio externo

Para a especialista, é fundamental reforçar o investimento em políticas públicas voltadas à prevenção da violência doméstica para proteger as mulheres vítimas deste crime.

"Para quem está de fora, em caso de agressão, o ideal é denunciar às autoridades cabíveis. Já do ponto de vista individual, é muito importante buscar ajuda profissional para se fortalecer e conseguir quebrar o ciclo de abuso sem cair em armadilhas, como promessas de mudança e de um novo final. Haverá, sim, um final feliz, mas longe desta relação violenta", afirma.

 

 

Reportagem Correio do Povo

 

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: