RIO GRANDE DO SUL
Governo gaúcho apresenta nova política de Tecnologia da Informação e Comunicação
Assessoria: Farrapo
04/04/2024 16:33:40

Promover uma maior eficiência na execução de políticas públicas apoiadas na TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação) é o objetivo principal da nova estratégia apresentada pelo governo do Estado a secretários e gestores da área nesta quinta-feira (04), em Porto Alegre.

Durante o Seminário Estratégia de Governo Digital e TIC, realizado na Nau Live Spaces, o governador Eduardo Leite assinou o decreto que institui a política definidora do plano de TIC no Estado. Além disso, deu início ao processo de cocriação da nova Estratégia Digital rs.gov.br.

O novo posicionamento estratégico da Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul) também foi apresentado na ocasião. O evento contou ainda com palestras de especialistas, que compartilharam as principais tendências e boas práticas de mercado para inspirar a implementação do planejado, além de um workshop para discussão com as equipes técnicas.

“O digital nos proporciona revisitar fluxos. Nossa obrigação como gestores públicos é observar a jornada do cidadão para torná-la mais simples e resolutiva. Estou feliz com o passo que estamos dando, mas de nada adiantará ter a excelência do time se a mudança não estiver na mentalidade de todos no governo”, explicou Leite.

Reconhecido nacionalmente como o Estado líder na oferta de serviços públicos digitais aos cidadãos, o Rio Grande do Sul projeta, com a nova política, avançar ainda mais na qualidade das entregas feitas à população a partir da priorização das demandas que estejam alinhadas às diretrizes estratégicas do governo.

Liderada no governo estadual pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão, a nova política de TIC será operacionalizada pela Subsecretaria de Governança e Estratégia de TIC e Digital (STI), criada em 2023, e apresenta ajustes nas ações do governo na área.

O plano tem por objetivo assegurar o alinhamento estratégico e a atuação transversal em todos os níveis de governo; consolidar os mecanismos de transparência e da governança; modernizar e agilizar processos; promover uma moderna e eficiente governança de dados; fortalecer a articulação com os municípios; e fomentar uma agenda de desenvolvimento mais ágil, articulado e inovador.

Entre as novidades instituídas pelo decreto, está a presença de representantes de todas as secretarias no Comitê de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação, com a presidência do governador, e a estruturação da estratégia de TIC a partir de um Plano Diretor, um Plano Anual de Execução de Projetos e um Plano Anual de Contratações.

“O Rio Grande do Sul vive na vanguarda em termos de oferta de serviços digitais, mas podemos sempre aprimorar a experiência do cidadão. Com a nova política de TIC, a atualização da estratégia digital rs.gov.br e a atuação da Procergs seremos capazes de seguirmos avançando e, ao mesmo tempo, incluir também os municípios”, afirmou a titular da SPGG, Danielle Calazans.

A adesão do Poder Executivo estadual e dos municípios gaúchos ao Sistema Eletrônico de Informações, ferramenta de gestão de documentos e processos eletrônicos utilizada pelo governo federal e diversos órgãos públicos, também está entre as ações previstas pelo governo.

“A nova política que define a estratégia de TIC representa um passo crucial em direção à modernização e eficiência na gestão pública, com um olhar transversal para o governo do Estado”, destacou o subsecretário da STI, Maurício Lacerda.

ACOMPANHE

|
|
ENDEREÇO

Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101

• Das 14h as 17h30 atendimento presencial

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2024 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: