O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas chove já cedo no Oeste com trovoadas e risco de granizo isolado. No decorrer do dia, a instabilidade se expande a pontos das Missões e do Centro gaúcho, movendo-se ainda para a fronteira com o Uruguai, Campanha e o Sul. Nas demais regiões, o tempo segue firme.
Setembro será de extremos no Brasil com protagonismo do calor que vai ser excessivo com muitos dias quentes e de temperatura extremamente alta em diversos estados do país. No Sul, mesmo sem El Niño, a chuva pode ter volumes muito altos em parte da região. O inverno astronômico termina no dia 22 às 15h19, mas a primavera meteorológica tem início hoje porque compreende o trimestre que vai de setembro a novembro.
Setembro é, assim, um mês que marca a transição para a primavera. O mês começa oficialmente com o Pacífico em fase de neutralidade, mas a MetSul projeta resfriamento e as anomalias de temperatura do mar podem atingir valores de La Niña. A tendência é de chuva acima da média neste setembro em grande parte do Rio Grande do Sul e partes de Santa Catarina e do Paraná.
Caçapava do Sul
A previsão em Caçapava é de sol com muitas nuvens. Á noite o tempo deve passar para chuvoso. Os termômetros ficam entre 16°C e 23°C.
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h e das 14h às 17h
Atendimento somente pelos telefones: