RIO GRANDE DO SUL
Após dias de calor intenso, RS terá temperaturas mais amenas
02/01/2026 10:23:17

O ingresso de uma massa de ar frio oriunda da Argentina e Uruguai deve trazer chuva a diferentes regiões do Rio Grande do Sul nesta sexta-feira (2), incluindo Porto Alegre e municípios da Serra. Conforme previsão divulgada pela empresa Metsul Meteorologia, as temperaturas ficarão mais amenas a partir do sábado, após dias de calor intenso na maior parte do mapa gaúcho.

Nas próximas horas, o sol aparece em grande parte do Estado, mas o tempo não estará firme e são esperadas precipitações pluviométricas ao longo do dia, com episódios irregulares e localizados. Isso já pode ocorrer de madrugada e de manhã em alguns pontos, mas a instabilidade será maior da tarde para a noite.

As chances de chuva são maiores na Metade-Norte, especialmente entre a Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte. Alerta-se que, isoladamente, a chuva pode ser forte e com risco de temporais com granizo e vento forte, mas em caso de tempo severo as ocorrências devem ser pontuais e não se projeta risco mais amplo de tempestade.

O calor deve continuar nesta sexta, ainda que menos intenso em comparação ao verificado nos últimos dias. As máximas já devem ficar abaixo dos 30ºC, sendo que o calor mais forte atua na Metade-Oeste, em particular em áreas perto da Argentina, com 33ºC a 35ºC.

 

Refresco

“O grande refresco chegará no fim de semana”, prevê a meteorologista Istael Sias, da Metsul. “A primeira massa de ar frio de 2026 chegará ao longo de sábado, trazendo grande queda de temperaturas, sendo esperada chuva em parte do mapa gaúcho no mesmo dia, inclusive em Porto Alegre.”

Ela detalha: “Trata-se de uma incursão de ar frio de forte intensidade para esta época do ano, mas ninguém deve esperar temperaturas baixas durante o dia. Os efeitos serão mais sentidos à noite e ao longo do dia vai proporcionar marcar agradáveis e moderar o calor, conforme a região”.

A queda das temperaturas no Rio Grande do Sul será sentida já a partir deste sábado com marcas agradáveis durante o dia que devem ficar entre 20ºC e 25ºC na maioria das cidades. Conforme a Metsul, as madrugadas mais frias serão as do domingo e segunda-feira, embora ainda faça frio em baixadas de locais de altitude na terça.

As menores mínimas são previstas para a segunda-feira, com 10ºC a 15ºC na maior parte do Rio Grande do Sul, 7ºC a 10ºC no Sul do Estado e Serra do Sudeste, 12ºC a 14ºC na Grande Porto Alegre, 15ºC em Porto Alegre, e até 3ºC a 5ºC em baixadas dos Aparados da Serra.

“O ingresso de massas de ar frio nesta época do ano, mesmo sem ciclone, costuma vir acompanhado de vento”, reforça Istael. “É o que se espera na chegada do ar frio no sábado com possibilidade de rajadas de vento de 50 km/h a 80 km/h no Sul e no Leste do território gaúcho. Isoladamente, não são afastadas rajadas até mais fortes.”

A MetSul Meteorologia não descarta a possibilidade de geada fraca e isolada, em especial na segunda-feira, em áreas de baixadas e fundos de vales dos Aparados da Serra e do Planalto Sul Catarinense.

 

 

 

Marcello Campos - Jornal O Sul

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2026 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: