BRASIL
“O Agente Secreto” vence o Globo de Ouro de melhor filme em língua não-inglesa e Wagner Moura ganha como melhor ator de drama
12/01/2026 08:26:16

O filme brasileiro “O Agente Secreto” levou dois dos três prêmios a que foi indicado na cerimônia do Globo de Ouro 2026, realizada na noite deste domingo (11) em Beverly Hills, na Califórnia (EUA) . O longa venceu como melhor filme em língua não-inglesa e Wagner Moura ganhou na categoria melhor ator de drama. Esta é a primeira vez na história que o Brasil vence dois prêmios em uma mesma edição do evento.

Em 1999, quando “Central do Brasil” foi indicado às categorias de melhor filme em língua não-inglesa e melhor atriz em filme dramático (Fernanda Montenegro), levou somente a primeira. Já em 2025, “Ainda Estou Aqui” foi indicado a duas categorias, mas venceu só em melhor atriz em filme dramático (Fernanda Torres).

 

Melhor filme em língua não-inglesa

Foi a primeira vez em 27 anos que o Brasil ganhou nesta categoria, após a vitória de “Central do Brasil”. Apresentadora da categoria, a atriz Minnie Driver fez o anúncio com uma palavra em português. Ela disse “Parabéns”, antes de falar o nome do filme em inglês.

Ao receber o prêmio, o diretor Kleber Mendonça Filho mandou um “alô, Brasil”, agradeceu o elenco e elogiou Wagner Moura, dizendo que “as melhores coisas acontecem quando você tem um grande ator e um grande amigo”.

“Dedico esse filme aos jovens cineastas. Esse é um momento da história muito importante para fazer filmes, aqui nos Estados Unidos e no Brasil. Vamos continuar fazendo filmes”, disse o cineasta.

 

Wagner leva melhor ator

Wagner Moura venceu o prêmio de melhor ator em filme de drama. Ele foi o primeiro ator brasileiro a levar essa categoria. No discurso, o brasileiro agradeceu especialmente ao diretor Kléber Mendonça Filho e falou sobre a mensagem de “O Agente Secreto”.

Wagner concorria com Joel Edgerton (“Sonhos de trem”), Oscar Isaac (“Frankenstein”), Dwayne Johnson (“Coração de lutador: The Smashing Machine”), Michael B. Jordan (“Pecadores”) e Jeremy Allen White (“Springsteen: Salve-me do desconhecido”).

“É um filme sobre memória, a falta dela e um trauma geracional. Eu acho que se um trauma pode ser passado por gerações, os valores também podem. Esse prêmio vai para quem está seguindo seus valores em momentos difíceis”, disse. “E para todo mundo no Brasil que está assistindo isso agora, viva o Brasil e a cultura brasileira”, completou em português.

Ambientado no final dos anos 1970, durante a ditadura militar brasileira, “O agente secreto” acompanha Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz, mas logo percebe que o clima não é dos melhores. O elenco do filme — laureado com o prêmio de melhor ator e melhor diretor na última edição do Festival de Cannes, na França — reúne nomes como Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Hermila Guedes, Thomás Aquino e Udo Kier, entre outros.

Com a conquista, que antecede o Oscar 2026, o filme brasileiro amplia a projeção na temporada de premiações do cinema internacional. No último domingo (4), O Agente Secreto venceu o prêmio de Melhor Filme Internacional no Critics Choice Awards. A produção integra a pré-lista do Oscar, cujos indicados oficiais serão anunciados em 22 de janeiro.

Em sua nona semana em cartaz no Brasil, ‘O Agente Secreto’ já foi visto por mais de 1,1 milhão de pessoas e segue no circuito brasileiro. Em terras internacionais, o filme se aproxima dos 300 mil espectadores na França, será lançado no dia 29 na Itália e Espanha, e chega aos cinemas do Reino Unido e Irlanda em 20 de fevereiro.

 

Próximas premiações

Depois do Globo de Ouro, o caminho do longa continua até o Oscar, que acontece no dia 15 de março. Confira os prêmios ao qual “O Agente Secreto” está indicado ou passou para pré-listas.

 

• Spirit Awards: Melhor Filme Internacional

• Astra Film Awards: Melhor Ator em Filme de Drama (Wagner Moura); Melhor Filme Internacional

• AARP Movies For Grownups: Melhor Filme Internacional

• Utah Film Critics Association: Melhor Filme em Língua Não Inglesa

• Lumières: Melhor Coprodução Internacional

• Oscar*: Melhor Filme Internacional (pré-indicado); Elenco (pré-indicado)

• BAFTA*: Melhor Filme em Língua Não Inglesa (pré-indicado); Melhor Roteiro Original (pré-indicado)

 

 

 

 

Jornal O Sul

ACOMPANHE

|
|
HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

De Segundas a sextas:

• Das 9h às 12h e das 14h às 17h

Atendimento somente pelos telefones:

(55) 9.9981-8101
(55) 9.9942-1802

JORNALISMO, PUBLICIDADE e ANÚNCIOS

(55) 9.9981-8101

jornalismo@farrapo.com.br

© 2026 PORTAL FARRAPO. Todos os direitos reservados.

Desenvolvimento: