O ex-presidente dos Estados Unidos Donald Trump foi considerado culpado em todas as 34 acusações no julgamento criminal em Nova York. A decisão foi anunciada pelos jurados nesta quinta-feira. O magnata é o primeiro presidente dos EUA condenado criminalmente na história. Ele foi condenado pelas acusações de que teria feito pagamentos de campanha ilegais para manter o silêncio da ex-atriz pornô Stormy Daniels.
No entanto, a decisão não o impede de concorrer às eleições de novembro e é quase certo que o ex-presidente recorra. O juiz agradeceu ao júri por ter dado ao caso "a atenção que merece". Ele fixará a sentença contra Trump em 11 de julho. As punições poderiam incluir o pagamento de multas, restituições ou até a prisão, a depender da evolução do caso.
Na primeira manifestação após a condenação, Trump chamou de "desgraça" seu veredicto de culpado. Segundo ele, o "veredicto real" será divulgado em 5 de novembro, em alusão ao dia das eleições presidenciais nos EUA.
Já a campanha do atual presidente, Joe Biden, afirmou que o veredicto mostra que "ninguém está acima da lei".
Stormy Daniels
O caso se refere especificamente a reembolsos que Trump fez ao seu ex-advogado Michael Cohen para retribuir o pagamento a Stormy Daniels. O objetivo era impedir que Daniels tornasse público um caso extraconjugal que Trump teria tido com ela.
O valor teria sido classificado ilegalmente como uma despesa de campanha em 2016.
Informações Correio do Povo
Rua Benjamim Constant, 906
Galeria Confiança • Sala 102 C
Centro • Caçapava do Sul, RS
CEP: 96570-000
De Segundas a sextas:
• Das 9h às 12h pelo (55) 9.9981-8101
• Das 14h as 17h30 atendimento presencial